Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começaram a funcionar, ontem (5), os semáforos instalados no cruzamento da Avenida Luigi Amorese com a Rua Óleo Pardo, no Jardim Leonor, zona oeste da cidade. A montagem da estrutura teve início há duas semanas e foi concluída ontem (4), quando a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) implantou nova sinalização viária no local. A execução do serviço atende ao projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e tem como objetivo reduzir o número de acidentes na região.

Com o acionamento dos dispositivos, quem vem pela Luigi Amorese no sentido centro – bairro tem como opção seguir em frente ou converter à direita, na Rua Óleo Pardo. Na direção oposta, o condutor pode continuar rumo à área central, converter à esquerda para acessar o Jardim Leonor ou, ainda, fazer o retorno. Já para quem sobe a Óleo Pardo, onde a liberação do fluxo será feita por sistema inteligente, apenas quando efetivamente houver veículos próximos à faixa de retenção, as alternativas são os dois lados da Luigi Amorese.

Além do controlador de tráfego e das três caixas porta-foco responsáveis por disciplinar a passagem, o trânsito no cruzamento será regulado por semáforos para pedestres, mais três repetidores e cinco faixas de segurança. Completam o serviço, a sinalização integral do entorno, incluindo a instalação de placas e a demarcação de setas de direcionamento,  faixas amarelas e marcas de canalização.

De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Pedro Ramos, a implementação dos equipamentos era uma demanda antiga da região. Fora os diversos estabelecimentos comerciais nas proximidades, perto dali há também o Colégio da Polícia Militar de Londrina, onde funcionava o antigo Colégio São José. “A instituição atraiu estudantes de toda a cidade e o aumento na movimentação das vias fez com que a gente acelerasse a instalação dos semáforos”, contou.

Ramos afirmou que, para garantir a segurança dos que circulam pela área, sobretudo dos pedestres, a CMTU estuda a utilização de controladores de velocidade na Avenida Luigi Amorese. “Além dos novos sinaleiros e da sinalização rigorosamente em dia, outra medida que devemos adotar é a colocação de radares na via, cerca de duas quadras antes do cruzamento. A intenção é coibir as infrações de trânsito e melhorar a vida da comunidade do entorno”, garantiu.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.