Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Além da dedução no valor dos débitos, plataforma garante o recebimento de notificações de trânsito de forma fácil e dinâmica

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) adere, a partir desta segunda-feira (8), ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução que permite ao motorista obter descontos de até 40% no valor das multas. Desenvolvida pelo Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a plataforma também possibilita que o condutor ou proprietário de veículo tome ciência das infrações eventualmente identificadas pelos órgãos autuadores.

Para se inscrever no SNE e ter acesso aos valores reduzidos, o interessado precisa estar com a Carteira Digital de Trânsito (CDT) ativa. O aplicativo móvel pode ser baixado nas lojas virtuais Google Play e Apple Store, disponíveis para dispositivos com sistema operacional Android e iOS.

Após informar os dados pessoais na plataforma, o solicitante receberá um e-mail para ativar o cadastro e deverá confirmar a veracidade das informações, preenchendo o número de segurança da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Benefícios

Ao aderir ao SNE, o cidadão passa a ter direito ao pagamento de multas de trânsito com desconto, desde que a quitação ocorra até a data do vencimento. Para isso, ele precisa reconhecer que cometeu a infração e deve abrir mão de todas as esferas recursais, como defesa prévia ou recurso contra a penalidade. Esse procedimento, no entanto, não impede que o autuado faça a indicação do condutor infrator.

Uma vez cadastrado, o usuário deixará de receber as notificações por meio físico: elas estarão disponíveis somente no aplicativo. O acesso ao sistema pode ser cancelado pelo motorista a qualquer momento, mas os avisos encaminhados até a data da revogação terão validade legal para todos os efeitos.

Para o diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, a ferramenta é bem-vinda porque traz benefícios tanto para o motorista quanto para o órgão fiscalizador. Para quem foi multado, segundo ele, é uma oportunidade de aprender com o erro e, ainda, atenuar os impactos financeiros da punição. Já para o Município a previsão é de mais facilidade e economia nas rotinas administrativas. “Sem o envio das notificações por meio físico, vamos agilizar prazos e também auxiliar o condutor autuado, trazendo mais benefício e vantagens aos motoristas”, prevê o diretor.

Dalbem garante, contudo, que a melhor maneira de evitar despesas com o pagamento de multas continua sendo o respeito às leis de trânsito. Ele assegura que ter prudência, obedecer à sinalização e observar os limites de velocidade ainda são as formas mais eficazes de escapar das autuações.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.