Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começou a operar na segunda-feira (5) em Londrina a mais nova terceirizada contratada da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Até fevereiro de 2019, a empresa Valporto Serviços Ltda, de Cotia/SP, ficará responsável pela prestação dos serviços de limpeza geral, coleta e transporte de entulhos dos Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs) e demais materiais descartados irregularmente nas vias e em outros logradouros públicos da cidade.

O contrato teve início pouco mais de 60 dias após a Construrban Logística Ambiental – até então encarregada das atividades – abrir mão da continuidade dos trabalhos, em 30 de novembro de 2017.

Pela execução das tarefas, a CMTU pagará à empresa o valor total mensal de R$161.200,00, que soma R$1.934.400,00 no período de um ano. A quantia foi a menor obtida dentre as cinco participantes do pregão presencial nº 197/2017, realizado em 5 de janeiro, disputado também pela Kurica Ambiental S/A com a proposta mensal de R$178.900,00; a Costa Oeste Serviços de Limpeza-Eireli com R$186.000,00, e as empresas Pizzo Engenharia Eireli e a Larissa Esthefani da Silva que foram desclassificadas do certame.

Para o cumprimento das obrigações, o contrato com a Valporto prevê uma estrutura de sete caminhões basculantes com capacidade mínima de 10 m³, uma pá-carregadeira 165 HP, uma máquina modelo bobcat e mais um veículo para transporte dos funcionários. Dezoito trabalhadores ficarão responsáveis por operar os equipamentos, sempre devidamente munidos das ferramentas necessárias às atividades.

No valor pago pela CMTU estão incluídas as despesas com pessoal, combustível, ferramentas, dispositivos de apoio, equipamentos de proteção individual e coletiva, além de alimentação, assistência médica, vale transporte, salários, encargos sociais, trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores.  “Melhoramos a estrutura e manteremos os custos próximos do que era praticado”, declarou o presidente da CMTU, Moacir Sgarioni.  

De acordo com a Diretoria de Operações da companhia, a prioridade neste momento de retomada do contrato é a manutenção dos PEVs, localizados no Jardim Nova Conquista, na zona leste, e no Residencial Vista Bela, na zona norte. Depois, os esforços serão direcionados à limpeza dos pontos de descartes irregulares estabelecidos pela equipe técnica da CMTU.

O contrato anterior com a Construrban para os serviços de limpeza geral, coleta e transporte de resíduos inertes dos PEVs e de áreas públicas vigorou até 30 de novembro de 2017 e contava com uma estrutura de sete caminhões de 6,0 m3, uma pá carregadeira 165 HP, transporte para os funcionários e equipe de 18 trabalhadores. O custo era de R$1.827.984,48. A empresa de São Paulo desistiu do contrato após perder para a empresa Zero Resíduos, de Ponta Grossa, o serviço de manutenção da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), em que a CMTU conseguiu, com uma nova licitação, reduzir os custos em 12 meses na ordem de R$2.315.619,27.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.