Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) revitalizou, no mês de setembro, 6.321 m² de sinalização viária em diversos pontos da cidade. Além disso, pintou 13.900 metros lineares de meios-fios nas avenidas Leste-Oeste, Juscelino Kubitschek e Santos Dumont. Do começo do ano até agora, o volume sinalizado chegou a 52.898 m² e 225.804 metros de guias ganharam coloração branca.

Segundo o diretor de Trânsito da companhia, Hemerson Pacheco, um dos trabalhos mais importantes do último mês foi a intervenção realizada na rua Sebastião Antonio Souza Callero, na região das Chácaras Mussahiro, zona sul de Londrina. A via recebeu reforço na pintura e passou a contar com chicanas ao longo do trajeto. Os anteparos posicionados em zigue-zague têm por objetivo fazer com que os veículos interrompam o percurso em linha reta, levando à diminuição da velocidade.

Este é o terceiro local a contar com a medida. Em junho, o modelo começou a ser testado na avenida dos Expedicionários, que dá acesso ao Jardim Botânico, e na rua Vila-Lobos, no jardim Tucanos. “Estes pontos estavam com muitos problemas de excesso de velocidade, inclusive com denúncias sobre a realização de rachas. Com a intervenção, a ideia é que a sinuosidade formada pelos anteparos force os condutores a trafegarem mais devagar”, contou.

Outro serviço relevante executado em setembro foi a recomposição das marcas viárias no Autódromo Internacional Ayrton Senna, onde tanto a extensão de 3.145 metros da pista de corrida quanto os 28 boxes receberam nova pintura. A equipe atuou ainda em pontos de trânsito complicado, como o entroncamento das avenidas Anália Franco e Paul Harris, na zona leste, e a rua das Magnólias, no Parque Ouro Branco, região sul.

Além dos trabalhos feitos nestas localidades, a CMTU atuou ainda nas avenidas Das Nações, Da Liberdade, Winston Churchill, Guilherme de Almeida, Maringá, Aniceto Espiga, Rio de Janeiro e nas ruas Tangânica, Senador Souza Naves, Araguaia, dentre outras vias. As intervenções envolveram a demarcação de vagas de estacionamento e guias-rebaixadas, marcas de canalização e de parada obrigatória, linha de proibição de estacionamento, faixas de pedestres, setas de direcionamento e legendas de alerta.

A campanha “Olhe e Sinalize” foi intensificada e ampliada durante a Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25. Para trazer mais segurança aos pedestres na hora da travessia, 60 placas foram implantadas em mais 17 pontos nas avenidas Duque de Caxias, Inglaterra, Saul Elkind, Arthur Thomas, Maringá e Rua Araguaia.

Setembro incluiu também a ativação de semáforos em dois cruzamentos: na Presidente Castelo Branco com a rua Foz do Iguaçu, na zona oeste, e na Amapá com a Guaporé, área central. “Sem dúvida, foram medidas necessárias que já vêm se mostrando bastante efetivas no combate à violência no trânsito. Nesta altura da Guaporé, por exemplo, o número de acidentes praticamente zerou”, afirmou o diretor Hemerson Pacheco.

Ele adiantou que, nas próximas semanas, as atividades de sinalização viária devem contemplar a avenida Henrique Mansano, na face norte do município. No local, todas as pinturas no asfalto serão revitalizadas, a fim de trazer mais segurança a quem circula pela região, principalmente durante os jogos no Estádio do Café. “Estamos no aguardo da execução de uma faixa de pedestres elevada por parte da Secretaria de Obras. Depois disso, a ideia é entregar a via completamente restaurada”, disse Pacheco.

Para solicitar a atuação da diretoria de Trânsito da CMTU, a população pode entrar em contato pelo telefone 3379-7900, bem como pelo e-mail sac.cmtu@gmail.com. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após cadastrados, os pedidos passam a integrar o cronograma de serviço, que prioriza os locais mais movimentados e os que apresentam risco de ocorrências com ameaça à vida.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.