Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No mês de junho, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) executou a recomposição da sinalização viária em diversos pontos da cidade. O serviço foi feito nas regiões norte, sul, leste, oeste e central, contemplando ruas, avenidas e o entorno de instituições de ensino. As atividades envolveram a implantação de tachões e prismas de concreto, a demarcação de vagas de estacionamento e guias-rebaixadas, marcas de canalização e de parada obrigatória, faixas de pedestres, setas de direcionamento, legendas de alerta, além da pintura de muretas, meios-fios e outras intervenções.

Na zona norte, foram atendidas as ruas Antônio Capelo, no Maria Lúcia, e Joaquina de Oliveira Perfeito, no Violin, além do entorno da Escola Municipal Padre Anchieta, no patrimônio Heimtal. O trabalho envolveu a pintura de redutores de velocidade e de faixas amarelas que proíbem estacionamento e parada. No Heimtal, houve a implementação do “kit escola” – medida que visa trazer mais segurança aos estudantes e pais de alunos.

Na área sul do município, o jardim União da Vitória teve pintura de quebra-molas. No Parque das Indústrias, a rua Mitomu Simamura ganhou travessia bicolor para pedestres, legendas “pare”, “cuidado” e “devagar”, entre outras demarcações. No Ouro Branco, o atendimento foi em toda a extensão da avenida Guilherme de Almeida, bem como na rua Tokuzo Oshiro, no jardim Tucanos. Também foi realizado o serviço na rua das Magnólias.  Ainda na zona sul, a CMTU atuou na vias do interior do Centro Cívico.

Na Avenida Dos Expedicionários, que dá acesso ao Jardim Botânico de Londrina, a sinalização foi revitalizada com a instalação de tachões. Com anteparos posicionados em zigue-zague, o objetivo da intervenção é forçar os motoristas a diminuírem a velocidade, já que moradores vinham denunciando a realização de rachas no local.

De acordo com Hemerson Pacheco, diretor de Trânsito da companhia, a via tem sido monitorada para atestar a efetividade da medida. Ele conta que a população do entorno reagiu positivamente à intervenção e, até agora, o número de queixas caiu consideravelmente. “A comunidade tem buscado a companhia para elogiar o trabalho e dizer que as corridas clandestinas, que já estão na mira das autoridades policiais, foram reduzidas drasticamente”.

Na face leste da cidade, o trabalho envolveu a revitalização da avenida Alziro Zarur, incluindo as rotatórias com a Santos Dumont e Robert Koch, ao lado do Hospital Universitário (HU). Nas proximidades da Praca Nishinomiya, diversos trechos ganharam reforço nas pinturas. Em frente ao Aeroporto Governador José Richa, embarque e desembarque, vagas de carga e descarga, estacionamento de carros, táxis, motos, idosos e portadores de necessidades físicas receberam nova tintura.

Perto dali, o atendimento ocorreu na Salgado Filho e em alguns pontos do jardim Pequena Londres. Passando pelos bairros Interlagos e Marabá, foi contemplada a Avenida Das Laranjeiras.  Já na região do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) o serviço foi feito ao longo da Jamil Scaff.

Na zona oeste, as atividades se concentraram na avenida Universo e rua Visconde de Mauá, no entorno do Colégio Gabriel Martins, localizado no jardim Bancários, e em alguns pontos da Tiradentes. Ganharam nova sinalização também a avenida Luigi Amorese, no Leonor, e as ruas Juiz de Fora e João Nicolau, no bairro Pinheiros.

Na área central, foram contempladas as ruas Benjamin Constant, Professor João Cândido, Minas Gerais, Paranaguá, Piox XII, além da avenida Celso Garcia Cid. As equipes de sinalização atuaram ainda na Amintas de Barros, na altura do Zerão, e nas ruas Paes Leme e Pistóia. Além disso, na Vila Recreio, o trabalho ocorreu na rua Tibagi.  

Avaliação - Para o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, o balanço das atividades no mês de junho foi bastante positivo. “Nossa atuação foi direcionada, basicamente, para as vias com grande circulação de veículos e pedestres. Esses locais vinham registrando pequenos acidentes e a sinalização veio para trazer mais segurança, disciplinando o fluxo”, destacou.

Ele explica que, em julho, outros importantes serviços devem ser executados. Um deles é a instalação de semáforos no cruzamento da Presidente Castelo Branco com as ruas Foz do Iguaçu e Vicente de Carvalho, na região oeste. “Outro objetivo é iniciar o reforço da sinalização em todas as grandes avenidas do município, tanto nos bairros quanto no Centro. O volume de trabalho é alto e demanda muito esforço, mas, aos poucos, temos conseguido avançar na construção de um trânsito mais pacífico e seguro para o londrinense”, disse.

No site da companhia, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br, os moradores podem preencher o formulário de solicitação de pintura viária. Após cadastrados, os pedidos passam a integrar o cronograma de atendimento, que prioriza os locais mais movimentados, bem como os que apresentam risco de ocorrências com ameaça à vida.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.