Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Denúncia foi feita em reunião da Câmara para discutir transporte público durante pandemia de covid-19. Empresas também pediram socorro financeiro

A população tem descumprido os decretos municipais que estabelecem horários diversos para o início da jornada de trabalho de diferentes categorias profissionais, medida adotada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) com o objetivo de evitar aglomerações nos terminais de transporte coletivo e a lotação dos veículos. A reclamação foi feita a vereadores por representantes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e das empresas de ônibus que atuam em Londrina, durante reunião da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização para discutir Transporte Público em Tempo de Pandemia de Covid-19. O encontro foi realizado de forma remota ontem (8), com transmissão ao vivo pelo site da Câmara Municipal de Londrina e pelos canais do Legislativo no Facebook e Youtube.

Segundo o diretor de Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, o escalonamento não foi efetivo, em razão do desrespeito às regras. Com o descumprimento, continuam ocorrendo picos no fluxo de passageiros, dificultando o distanciamento entre as pessoas. "Detectamos um grande número de pessoas que trabalham no comércio e no setor de serviços, que deveriam ir ao local de trabalho perto do horário da abertura, mas chegam antes. A orientação dada pelos empregadores aos funcionários é para que cheguem antes da abertura", denunciou. O descumprimento aos horários estabelecidos também foi apontado pelo gerente da empresa Londrisul, Marildo Teixeira Lopes, e pelo promotor Miguel Sogaiar, da Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Paraná. Conforme decretos municipais, os estabelecimentos prestadores de serviços e os empregados que prestam serviços domésticos devem iniciar as atividades às 9 horas. O comércio varejista deve abrir às 10 horas e os shoppings e galerias, às 11 horas.

Representantes da Londrisul e da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) disseram que houve queda acentuada no número de passageiros com a pandemia e solicitaram socorro financeiro do Poder Público para as empresas. "Acabamos de assinar um contrato, em 2019, e lá estava previsto um número de passageiros a serem transportados. Em abril deste ano, trabalhamos com 22% do total de passageiros previstos. Em dias bons, transportamos 38%, não passa disso", afirmou Rodrigo Aparecido de Oliveira, diretor-geral da TCGL. "Transportávamos cerca de 120 mil passageiros por dia, hoje transportamos aproximadamente 50 mil. Temos 38% da demanda, com o uso de 80% da frota [para manter o distanciamento social]", disse o gerente da Londrisul, Marildo Teixeira Lopes.

Para Oliveira, da TCGL, as empresas precisariam receber um auxílio emergencial do Poder Público para reequilibrar as receitas e despesas e manter o negócio ativo. "Se não houver um custeio emergencial, vamos chegar ao final do ano com uma tarifa monstruosa. Tivemos uma pequena redução no custo, mas vivemos hoje com 38% da nossa receita", afirmou.

O promotor Miguel Sogaiar disse compreender as dificuldades econômicas provocadas pela pandemia e ressaltou que a CMTU e as empresas de ônibus cumpriram diversas recomendações feitas pelo Ministério Público, como higienização dos veículos e terminais e exigência de uso de máscaras. Mas afirmou que será preciso aumentar o número de ônibus em circulação. "Antes dessa paralisação [das atividades não essenciais] determinada pelo decreto estadual, continuávamos a receber reclamações. É preciso que, na retomada, as empresas aumentem a frota, para que tenhamos o mínimo de aglomeração possível", recomendou.

Encaminhamentos

Vice-presidente da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização, o vereador Amauri Cardoso (PSDB) ressaltou que o problema do transporte público na disseminação do novo coronavírus é discutido no mundo inteiro. "Com o retorno das atividades econômicas e com maior circulação de pessoas, todos os países enfrentam ônibus, trens e metrôs lotados. Essa questão passa também pela própria conscientização de patrões e empregados. De um lado, quem utiliza o transporte precisa esperar por um veículo mais vazio. Por outro, os empregadores deve ter bom senso e entender eventuais atrasos e até mesmo flexibilizar os horários de seus funcionários, com escalas", afirmou. Segundo ele, neste momento, o transporte coletivo deveria ser tratado como questão de saúde pública. "Queremos que as empresas conversem com o Executivo. Essa comissão estará acompanhando e vamos torcer para que a questão seja resolvida o mais rápido possível", disse. Além de Amauri, a comissão é formada pelos vereadores Vilson Bittencourt (PSB), como presidente, e Estevão da Zona Sul (PL), como membro.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.