Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Construção de trincheira e túnel deve começar em janeiro; Plano de Sinalização traz opções para escapar das interdições e desvios

A Prefeitura de Londrina deve entregar este mês a Ordem de Serviço que autoriza a construção da trincheira com túnel no cruzamento das avenidas Rio Branco e Leste-Oeste. E para reduzir o impacto desta grande obra, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) elaborou um Plano de Sinalização Viária, com intuito de orientar a população quanto às mudanças no trânsito naquela área.

A obra será mais uma grande intervenção viária realizada pelo Município com intuito de melhorar o tráfego, especialmente do transporte coletivo, já que o cruzamento interliga várias regiões da cidade. Na solenidade para assinatura do contrato, o prefeito Marcelo Belinati citou que o fluxo de veículos nesta área é de, aproximadamente, 20 mil veículos por hora.

Ciente de todo esse tráfego, a CMTU desenvolveu o plano com sugestões de rotas alternativas, bem como planejamento de futuros desvios na área, para que a obra prossiga com segurança. “A sinalização vai avisar quem passa pelo local de que teremos a obra, para que possam procurar vias alternativas, além de sinalizar possíveis desvios. A empresa responsável pela construção apresentou para a Prefeitura um cronograma de trabalho, com início dos trabalhos previsto a partir de 15 de janeiro. E com o plano de sinalização nos antecipamos, para reduzir possíveis transtornos para a população que circula nessa região”, explicou o diretor de Trânsito da CMTU, Major Sérgio Dalbem.

A vencedora da licitação para construção da trincheira com túnel foi a TCE Engenharia, e o contrato assinado com o Município prevê que os serviços sejam executados em até 720 dias corridos. O cronograma da construtora indica que, na primeira etapa da obra, haverá instalação do canteiro de obras, execução de desvio em frente à UPA do Jardim do Sol e início dos trabalhos de drenagem na avenida Rio Branco.

Para essa etapa, com duração estimada de 30 dias, a construtora irá ocupar o canteiro central da avenida Leste-Oeste, ao lado da rotatório com a Rio Branco. “Nesse primeiro momento os trabalhos na Leste-Oeste não terão muito impacto sobre o trânsito, porque não devem invadir a pista. Ao mesmo tempo, nessa primeira parte, eles vão ter que trabalhar na drenagem da Rio Branco, abaixo do viaduto da BR-369.  Ali vai ter uma interdição na pista à direita, sentido bairro-centro. Mas temos alternativas, e podemos usar a pista da avenida Rio Branco, embaixo do viaduto, em mão dupla. Quem for para a região norte segue normal, à direita; e quem vem da região norte para o centro, vem pelo outro lado da pista”, citou Dalbem.

Ainda na primeira etapa da construção, a Diretoria de Trânsito da CMTU pretende instalar placas com opções de desvios em áreas mais afastadas da construção. O objetivo é indicar opções de trajeto que não percorram o cruzamento da Rio Branco com a Leste-Oeste, reduzindo ali o volume de tráfego durante as obras.

Na segunda fase do cronograma, com duração de dois meses, deve ocorrer a interdição de parte da rotatória, no lado oeste, para construção do viaduto com túnel. Os serviços de drenagem na Rio Branco prosseguem nessa etapa da obra, e ambas vão demandar intervenções no trânsito. “Conforme a obra for evoluindo, teremos que fazer algumas interdições. Como por exemplo a proibição de conversão à esquerda para acessar a BR-369, de quem vem de Ibiporã; e interdição para acesso à avenida Rio Branco no sentido centro, no cruzamento da Rua Capitão Ferreira Gomes. Então a CMTU vai sinalizar essas mudanças e propostas, com sugestões para a comunidade já ir se prevenindo”, finalizou o diretor de Trânsito.

Além de construção da trincheira e do túnel, o projeto inclui novo sistema de drenagem, recapeamento asfáltico das pistas, implantação de ciclovia, entre outras melhorias. Para estes trabalhos, serão investidos R$25,5 milhões, entre recursos próprios da Prefeitura de Londrina e financiamento junto ao governo federal, por meio do Programa Pró-Transporte.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.