Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) autuou em flagrante o motorista de um caminhão que realizava o descarte irregular de tábuas, lascas e toras de madeira num terreno particular situado no cruzamento das ruas Pedro Becati e Guilherme Branco Neto, no jardim Pacaembu, região norte de Londrina. A autuação ocorreu na tarde de quarta-feira (22), por volta das 14h30, depois que um morador da região acionou o Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) da companhia para denunciar o despejo clandestino.

Após o recebimento da denúncia, a CMTU enviou fiscais ao local e fez o repasse das informações também à Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM), Força Verde e Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Ao chegarem à área – um conhecido ponto de descarte ilegal na região norte – os agentes emitiram o auto de infração e impediram que o indivíduo continuasse a descarregar o veículo, cujo volume de detritos somava entre 6 e 8 m³ - algo em torno de 48 a 64 carriolas de pedreiro.

A coordenadora de Fiscalização da CMTU, Josiane Correia, contou que, além do auto, o cidadão recebeu ainda uma notificação que o obriga a promover a limpeza da área, removendo as madeiras que já haviam sido descarregadas. “O infrator foi notificado a retirar os resíduos dentro de 24h. Dessa forma, caso hoje à tarde o material ainda esteja no terreno, o responsável poderá receber uma nova autuação.”

Josiane explicou que o cidadão foi enquadrado de acordo com o artigo 181 do Código de Posturas do Município, além de ter sido autuado também pela Secretaria Municipal de Ambiente, que pode entender o caso como crime ambiental. “Nossa multa pode chegar a R$ 3 mil, mas a da Sema, segundo a legislação que trata do assunto, pode alcançar a casa dos R$ 50 milhões.”

A coordenadora ressaltou que a fiscalização contra o descarte irregular de lixo e entulho tem sido intensificada em Londrina, com o objetivo de coibir essa prática tão nociva ao meio ambiente e à saúde pública. Além dos flagrantes de rotina do despejo de pequenos volumes de material, de fevereiro para cá a CMTU atuou pelo menos outros dois casos de descarte em grande quantidade.

No dia 15 de fevereiro, um cidadão que jogava peças automotivas e ferragens na área pública localizada entre as avenidas Abélio Benatti, Universo e Brasília, na região oeste, foi multado pela companhia depois de ter sido pego em flagrante. Já no último dia 16, uma ação na estrada de terra situada entre as ruas Capitão Jacy da Silva Pinheiro e São Benedito, na divisa dos bairros Ana Terra e Santo André, também na zona oeste, resultou na autuação de quatro pessoas e na apreensão de um veículo utilizado no descarte de itens recicláveis.

N.com 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.