Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante o evento educacional, companhia fará divulgação da iniciativa que vai premiar produções de texto sobre o uso da faixa

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) lança, nesta quinta-feira (22), durante o evento educacional Londrina Mais, realizado até sábado (24) no Parque de Exposições Governador Ney Braga, o concurso cultural “A faixa é para todos. Olhe e Sinalize”. Focada nos estudantes do 4º e 5º ano da rede municipal e particular de ensino, a iniciativa visa estimular a reflexão e a criatividade por meio da produção de textos relacionados à utilização da faixa de pedestres.

Para incentivar a participação das escolas e dos alunos e, assim, levar o debate sobre educação no trânsito para dentro da sala de aula, o concurso vai presentear os autores das três melhores redações com uma bicicleta e um kit ciclista cada. Além dos pequenos redatores, a premiação será entregue também aos professores responsáveis. A ideia é que, com os presentes, educadores e educandos passem a enxergar a bike como meio de transporte viável, sustentável e benéfico à saúde.

A escolha dos vencedores será realizada em três etapas distintas. A primeira, trabalhada nas próprias instituições de ensino, visa selecionar um texto entre os alunos do 4º ano e outro entre os do 5º para representar a unidade escolar. O material deverá ser entregue até o dia 18 de outubro no setor de protocolo da Secretaria Municipal de Educação.

A segunda fase, desenvolvida por uma comissão de servidores da pasta, vai eleger as 20 melhores produções – sendo 10 de cada ano – entre as escolas participantes. Já a terceira será feita pela equipe de Educação no Trânsito da CMTU, que vai separar os 10 finalistas. Todos os que chegarem neste estágio receberão certificado e, dentre eles, os três primeiros colocados ficarão com o prêmio.

Entre os critérios para a seleção das redações vitoriosas estão o foco na temática proposta; respeito ao limite de linhas e à tipologia textual; atendimento à norma padrão da língua portuguesa; coerência e coesão das ideias apresentadas.

A divulgação dos finalistas e dos vencedores ocorrerá a partir de novembro no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br e, ainda, nas redes sociais da CMTU e da Secretaria Municipal de Educação. A entrega das bicicletas deve ocorrer no mesmo mês, com data a ser informada nos mesmos canais.

Londrina Mais

Além de apresentar o concurso cultural “A faixa é para todos. Olhe e Sinalize”, a CMTU marca presença no Londrina Mais com atividades educativas. Quem passar pelo estande da companhia terá a oportunidade de testar a cadeira de impulsão – espécie de assento automotivo que desliza sobre trilhos para simular o impacto de uma batida de carro. O equipamento serve para demonstrar como a falta do cinto de segurança pode ser fatal em acidentes, ainda que a uma velocidade reduzida.

Outro atrativo são os detalhes do programa “Agente de Trânsito Mirim”, iniciativa lançada no ano passado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para levar sinalização viária ao entorno das escolas e conteúdos de trânsito para o interior das salas de aula. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3379-7609.

Danylo Alvares/Ascom/CMTU

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios