Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o objetivo de incrementar e diversificar as formas de comunicação com pedestres, ciclistas, condutores e demais agentes envolvidos no dia a dia das ruas, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) tem feito parcerias com estabelecimentos privados para a confecção de placas educativas em Londrina. O primeiro termo de cooperação, firmado com uma loja de artigos esportivos situada na região sul da cidade, resultou na confecção e instalação de dois outdoors com mensagens de educação. As artes, de conteúdo produzido pela companhia, foram afixadas no estacionamento da empresa em janeiro passado e destacam a importância de atitudes conscientes no trânsito.

Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, explicou que a iniciativa se deu por interesse do estabelecimento, que buscou a companhia para a viabilização da parceria. “Eles nos procuraram e nós organizamos reuniões para a definição das mensagens. Depois disso, confeccionamos a arte e encaminhamos à empresa, que arcou com os custos da impressão e da instalação dos dispositivos.”

O coordenador ressaltou que, para elaborar as placas, a CMTU conta com designers gráficos, artistas visuais e profissionais da comunicação em seu quadro de servidores. “Fatores como o ramo de atuação da empresa, o horário de funcionamento, o público que ela atende, entre outros, influenciam na hora de definir as imagens e palavras a serem utilizadas. Depois de tudo alinhado, nossos profissionais trabalham para entregar um produto que dialogue diretamente com a clientela do local, que invariavelmente é composta de motoristas, pedestres, ciclistas, entre outros.”

Na opinião de Ribeiro, esta é uma importante ferramenta de comunicação entre as autoridades de trânsito e o cidadão comum. “Dessa forma podemos orientar o condutor de um jeito diferente, num momento em que ele está longe da correria das ruas. Ao entrar e sair de um shopping ou uma loja, por exemplo, ele está relaxado e, provavelmente, mais aberto a captar nossa mensagem e a refletir sobre ela”, avaliou.

No caso da loja de artigos esportivos, a arte deu enfoque aos ciclistas, mas ressaltou que o trânsito é feito por todos, principalmente por meio de atitudes de respeito e responsabilidade. “Recebemos alguns elogios pela parceria, de pessoas que de certa forma se sentiram contempladas pelas mensagens. Para nós isso foi muito positivo”, disse o coordenador.

Além da possibilidade de ter apoio da CMTU na elaboração e confecção de placas educativas, empresas, instituições de ensino, grupos de idosos, associações de bairros, entre outros, podem buscar a companhia para receber orientações de trânsito. A Coordenadoria de Educação desenvolve ações contínuas voltadas a esse público e atua com palestras, brincadeiras, jogos educativos, peças teatrais e outras ferramentas. O objetivo é a construção de um trânsito mais humanizado e seguro em Londrina. Solicitações de atendimento podem ser feitas pelo telefone (43) 3379-7609 e pelo endereço de e-mail educação.cmtu@gmail.com.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.