Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atualmente, são 28 feiras em diferentes regiões da cidade. Excesso de velocidade, entrada na contramão e instalação das barracas distantes das calçadas são motivos de queixas dos frequentadores e residentes próximos

Nesta quinta-feira, a partir das 6h30, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) inicia uma ação para orientar “regras de convivência” entre feirantes, moradores e comerciantes no entorno das feiras livres. As abordagens serão realizadas na feira da rua Alagoas, entre as ruas Prof. João Cândido e avenida Rio de Janeiro.

Segundo Josiane Correia, coordenadora de fiscalização de posturas da CMTU, as feiras são de grande valor para a cidade e fazem parte da cultura londrinense. Porém, nas regiões próximas aos condomínios verticais e estabelecimentos comerciais, frequentadores, moradores e os próprios comerciantes queixam-se da falta de bom senso e do comportamento em algumas situações. “Quem mora próximo da feira, tem o direito de entrar e sair do prédio. Porém, isso precisa ser feito com atenção e prudência para preservar a segurança das pessoas. Por outro lado, quem está com a barraca instalada, devidamente autorizada, precisa respeitar as limitações definidas pela CMTU e ocupar o espaço de forma que não atrapalhe o ir e vir dos moradores e comerciantes próximos. Tudo é uma questão de respeito e bom senso”, recomenda.

A ação conta com o apoio dos agentes municipais do trânsito, com a entrega de cartazes, panfletos e orientações que tratam da restrição do acesso, exclusiva para veículos que precisam entrar nos estacionamentos particulares, sejam residenciais ou comerciais; reforço sobre as leis de trânsito; uso do pisca alerta e velocidade baixa ao passar pela feira (de 10 km/h); proibição do acesso e tráfego de veículos dos feirantes durante a comercialização e ainda a entrega do local, devidamente limpo e organizado ao final das atividades. “O objetivo é dialogar e buscar uma mudança de comportamento, de forma que essa convivência seja harmoniosa. Observamos veículos que atravessam a feira apenas para encurtar o caminho, não sendo de moradores, nem dos comerciantes do entorno. Também motoristas que entram na contramão, dentre outras irregularidades que precisam ser coibidas”, explica Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de educação no trânsito da CMTU.

Atualmente, a Companhia registra 28 feiras livres. As abordagens da Companhia terão continuidade em outros bairros. Na sexta-feira, 16, será a vez da feira da rua Santos, entre as ruas Pio XII e Sergipe.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.