Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mês contra a violência no trânsito terá atividades para os mais variados públicos; intenção é conscientizar sobre os cuidados e atenção no trânsito

Nas próximas semanas, a população de Londrina será convidada a pensar caminhos para a construção de um trânsito mais seguro e humanizado. Com foco na preservação da vida, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) desenvolverá uma série de ações alusivas ao Maio Amarelo. A programação do mês dedicado à conscientização sobre o alto índice de mortes e feridos nas ruas e avenidas buscará unir, de maneira integrada, poder público e sociedade.

O objetivo é a promoção de atividades específicas para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, pessoas com deficiência, idosos e crianças, que compõem o trânsito, para que estes recebam informações de qualidade e sejam levados a uma mudança de comportamento no que diz respeito à dinâmica viária.

Neste ano, as intervenções serão desenvolvidas sob quatro eixos temáticos. São eles: “juntos salvamos vidas”; “todos somos o trânsito”; “segurança em primeiro lugar” e “educação no trânsito: uma atitude que muda tudo”. O cronograma prevê abordagens em faixas de pedestres, blitze educativas, apresentações teatrais, curso de pilotagem, drive thru para entrega de credenciais de estacionamento, distribuição de brindes, antenas corta-pipa e materiais informativos, entre outras ações.

Os trabalhos serão realizados em diversos pontos da cidade e contarão com apoio das forças de segurança (GM, PM, PRE e PRF), secretarias municipais do Idoso e de Educação, Fundação de Esportes (FEL), Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Detran-PR, além de empresas parceiras e entidades da sociedade civil organizada.

Campanha

O movimento Maio Amarelo nasceu como resposta a uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em março de 2010, definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. De lá para cá, vários países ao redor do mundo adotaram o mês como referência para o desenvolvimento de iniciativas na área.

Em Londrina, as atividades de conscientização tiveram início em 2014, buscando articulação entre órgãos públicos e os vários setores da sociedade. Em função da Covid-19, nos últimos dois anos, boa parte das práticas educativas ocorreu virtualmente ou de forma reduzida.

Em 2022, com a pandemia mais controlada e a volta dos encontros presenciais, a expectativa da CMTU é intensificar os trabalhos e ampliar o número de pessoas alcançadas, a fim de colaborar com a diminuição dos números da violência.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.