Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na manhã de ontem (23), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou alterações no cruzamento das ruas Ceará e Santa Terezinha com a avenida Santa Mônica, na região leste de Londrina. Além de ajustes na sinalização para proibir as conversões à esquerda em direção a Dez de Dezembro e ao campus da Unicesumar, houve a eliminação de um dos tempos dos semáforos instalados no local. O objetivo da medida é diminuir os congestionamentos registrados na área durante os horários de pico e trazer mais segurança aos que trafegam pela região.

Para indicar os condutores sobre a proibição de virar à esquerda para subir ou descer a Santa Mônica, placas foram instaladas no cruzamento e o asfalto ganhou novas pinturas. Até a próxima semana, agentes municipais vão monitorar o fluxo no entroncamento e orientar os motoristas durante a hora do rush.

Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, as alterações ocorreram porque, após a ativação dos semáforos no local, no início de novembro, filas de carro vinham se formando nos momentos de maior movimentação na via. Outros fatores que influenciaram a decisão foram as reclamações recebidas pela companhia sobre o trânsito no local, bem como o registro de algumas colisões traseiras.

O diretor explicou que, depois da instalação dos sinaleiros na confluência das vias, houve melhora na segurança dos pedestres e condutores que passam pela região. No entanto, o período de observação indicou a necessidade de ajustes em prol da mobilidade. “Desde a implementação dos dispositivos nós já sabíamos que algumas mudanças poderiam ser feitas. Após o período de análise, verificamos que poucos veículos da Ceará e Santa Terezinha convertiam à esquerda na Santa Mônica. Mesmo com o número reduzido, os semáforos tinham um tempo específico para este movimento. Com a proibição da conversão, também este tempo extra, que estava subutilizado, pôde ser suprimido”, detalhou.

Com os ajustes realizados, os condutores agora precisam acessar as vias internas do bairro em substituição à conversão à esquerda antes realizada na Santa Mônica. O acesso alternativo pode ser feito pelas ruas Pitangui e Nossa Senhora de Lourdes.

Histórico – Acionados no último dia 6, os sinaleiros foram fixados em dois pontos da avenida. Adquiridos e implantados pela Unicesumar, os equipamentos fazem parte do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do empreendimento, como contrapartida ao Município pelo aumento do fluxo na região desde a inauguração do centro universitário na via.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.