Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) implantou 9.802 m² de sinalização viária em novembro. A marca é a terceira melhor registrada em 2017 e fica atrás apenas de julho, quando 15.556 m² ganharam nova pintura, e agosto, mês em que o rendimento foi de 9.924 m². No acumulado do ano já são 66.180 m² revitalizados, com média mensal de 6.016 m².

Dentre os principais locais atendidos está o distrito de Lerroville, na zona sul, que há muito tempo não contava com o serviço. Já nas avenidas Saul Elkind e Henrique Mansano, na região norte, importantes intervenções foram realizadas com o objetivo de conter a violência a viária, sobretudo contra pedestres.  

Na Saul houve a padronização de velocidade máxima permitida de circulação, que agora é fixada em 50 km/h. Ela e a Henrique Mansano receberam reforço nas faixas de pedestre e ganharam avisos sobre a presença de fiscalização eletrônica. Para tentar coibir os condutores mais apressados, desde o último dia 21 a CMTU intensificou as ações com radares móveis nos dois locais.

Avaliação - Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, o aumento na produtividade é atribuído ao acréscimo de um turno de trabalho para as equipes de sinalização. Desde o início do mês passado, os trabalhadores têm atuado de manhã, à tarde e também no período noturno. Além disso, foi concluída a manutenção iniciada em outubro no veículo utilizado no serviço. O caminhão de pintura passou a funcionar com capacidade máxima, o que elevou a capacidade de operação.

“As atividades estão ocorrendo em três turnos para melhorar as condições de tráfego em toda a cidade. Tenho estado nas ruas pessoalmente todos os dias para acompanhar os servidores e cobrar deles um bom desempenho. O pessoal entendeu a proposta e está realmente comprometido com o ofício”, afirmou o diretor.

Meios-fios - Também em novembro, a equipe de sinalização executou a pintura de meios-fios em 10.950 m², chegando à marca anual de 53.210 m². Se o saldo do trabalho for contabilizado em metros lineares, o volume chega a 262.854 m. Entre as vias que ganharam coloração branca nas guias estão as avenidas Dez de Dezembro, Tiradentes, Juscelino Kubitschek, Higienópolis, Rio Branco, Angelina Ricci Vezozzo e Giocondo Maturi, além das ruas Da Canoagem e Almeida Garret.

De acordo com Pacheco, o serviço é importante na promoção da mobilidade e da segurança. “A cor branca nos meios-fios facilita a visualização dos limites da via, principalmente à noite ou em situações de baixa visibilidade. Além disso, tem o bônus da questão estética, já que as ruas e avenidas ficam bem mais bonitas com as guias pintadas”, disse.

O diretor contou que, para o ano que vem, a meta é aumentar o rendimento mensal. A CMTU prepara a aquisição de um caminhão leve, de 4 cilindros e 130 cv, totalmente equipado com maquinário apropriado à pintura viária, no valor estimado de R$ 240 mil. O anúncio da compra foi feito no último dia 28 pelo diretor-presidente da companhia, Moacir Sgarioni, durante prestação de contas referente aos 11 primeiros meses dele à frente da instituição.

“Não dá para falarmos em incremento no serviço sem investimentos em maquinário e equipamentos. A atual gestão da companhia está de acordo com essa análise e está empenhada em resolver a questão. Com certeza há muito que fazer, mas podemos dizer que 2017 tem sido um tempo de conquistas. Nossa aposta é que 2018 seja ainda melhor”, declarou Pacheco.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.