Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) está com inscrições abertas para os interessados em adotar praças, canteiros de avenidas, jardins e fundos de vale em Londrina. Pelo programa Boa Praça, empresas, cidadãos e grupos de pessoas podem assumir a manutenção de logradouros públicos e, em troca, instalar placas de propaganda nos locais. O objetivo da medida é envolver a população nos cuidados com a cidade, fomentando a participação e a responsabilidade coletiva sobre as áreas de lazer e convivência espalhadas pelo município.

A forma de divulgação das marcas e as dimensões dos engenhos publicitários podem variar de acordo com o tamanho dos locais pretendidos. Para espaços de até 750 m², é permitida a colocação de uma placa de 60 cm x 35 cm. De 750 a 1500 m², o interessado pode instalar até dois modelos no tamanho 80 cm x 60 cm. Já para lugares com território superior a 1500 m² é autorizado o uso de até três placas ou um toten de 1,80 cm x 60 cm.

De acordo com o coordenador de controle de praças públicas da CMTU, Leandro Rosa, o programa permite ao adotante atuar na conservação das áreas de uso coletivo e, ao mesmo tempo, chamar atenção para sua marca de forma bastante positiva. “Nossa intenção é envolver a comunidade londrinense, incentivar o exercício da cidadania e, assim, tornar a cidade mais bonita, o que acaba se convertendo em mídia para o responsável.”

O coordenador ressalta que, com a adoção de novos pontos pela iniciativa privada ou pelos cidadãos, o Município fica livre para investir recursos em outras frentes. “À medida que a CMTU deixa de fazer a capina em determinado lugar porque o serviço passou a ser feito por terceiros, os investimentos públicos voltados à conservação daquele espaço podem ser direcionados para áreas mais necessitadas. Isso aumenta o nosso poder de atuação”, pontua.

Novo modelo - Rosa explica que, do início do ano para cá, a atual gestão da companhia fez algumas alterações no Boa Praça, de modo a impulsionar as melhorias a  serem realizadas pelos parceiros. Ao contrário do que ocorria até o final de 2016, agora a CMTU exige do proponente o plantio de plantas perenes – mais resistentes ao calor e com ciclo de vida maior – num perímetro de pelo menos 15% da região pretendia. Outra determinação é a pintura dos meios-fios no entorno dos locais na cor branca.

Ele conta que, atualmente, 26 parcerias estão formalizadas e outras 37 estão em análise. “Todas as etapas iniciais de avaliação foram realizadas e, agora, falta apenas o parecer da comissão responsável por deliberar sobre os pedidos”. A expectativa é que até a 1ª quinzena de julho os novos proponentes estejam liberados para iniciar as benfeitorias. Entre as localidades contempladas estão a rotatória das avenidas Dez de Dezembro e Santa Mônica, o fundo de vale do córrego Água Fresca e o cruzamento entre a Saul Elkind e a rua Coletor Anísio Ribas Bueno.

Na semana passada, a CMTU firmou com a MRV Engenharia o primeiro acordo dentro novo modelo do programa. Pelo termo de cooperação, a construtora passou a ser responsável pela rotatória da avenida Dos Pioneiros ao lado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O espaço adotado já começou a receber melhorias em troca da exploração de publicidade, como o plantio de flores, iluminação especial e a instalação de um espelho d’água.

Como ser um Boa Praça?

Para aderir ao Boa Praça e participar da construção de uma Londrina mais bonita e bem cuidada, o interessado pessoa física deve formalizar o pedido apresentando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e a proposta de ação para o lugar escolhido. O modelo da carta de intenções pode ser baixado pelo site da CMTU, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Além da descrição dos cuidados propostos, no caso de pessoa jurídica, é preciso entregar ainda cópia do ato constitutivo ou contrato social da empresa, cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e cópia dos documentos pessoais do responsável legal.

Em caso de dúvidas quanto aos procedimentos necessários à parceria, o solicitante pode entrar em contato com a CMTU pelo telefone 3379-7985, além do endereço de e-mail sac.cmtu@gmail.com. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.