Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina alcançou novos resultados positivos por meio do programa Agiliza Londrina. O projeto de lei 103/2017, desenvolvido pela Comissão Permanente de Desburocratização, foi convertido na lei municipal nº 12.545. A iniciativa permite que os estabelecimentos voltados ao comércio de autopeças e serviços de oficina de pequeno porte obtenham alvará de funcionamento sem a necessidade de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Com a implantação desta medida, somadas às outras ações da comissão, foi possível concluir 78,6% dos processos de EIVs pendentes no Município.

No início da administração municipal, em janeiro deste ano, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) contava com 286 processos de EIVs pendentes. Atualmente, são apenas 61 processos, sendo que, destes, 28 aguardam unicamente a movimentação do requerente.

O diretor-presidente interino do Ippul, Marcelo Canhada, destacou que a conclusão destes processos é uma demonstração concreta do novo momento que Londrina está vivendo. “Nossos esforços buscam facilitar para que novos empreendedores invistam em nossa cidade, proporcionando desenvolvimento e uma Londrina mais forte, mais rica e mais justa socialmente. Isso é uma determinação do prefeito Marcelo Belinati, com o envolvimento de diversas secretarias e órgãos municipais, onde quem ganha é a cidade e os londrinenses”, frisou.

Para o coordenador-geral da comissão, Roberto Alves Lima Junior, o resultado reflete a atuação da comissão de Desburocratização, já que um dos sete eixos de atuação prioritária do Agiliza Londrina é a reformulação do fluxo de aprovação dos EIVs. “A previsão era atingirmos um índice de 60% de conclusão dos processos de EIVs. Superar essa meta é apenas um dos resultados deste trabalho que busca simplificar, de maneira legal, os trâmites internos relacionados ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico da cidade”, ressaltou.

O projeto de lei foi debatido em audiência pública com a comunidade londrinense, antes de ser encaminhado para a Câmara Municipal. A alteração no Código de Posturas do Município (Lei Municipal nº 11.468/2011) permitiu a equiparação com o Plano Diretor do Município, pois este determina que apenas empreendimentos de grande porte necessitem apresentar o EIV. Já o Código de Posturas exigia o EIV para estas atividades, sem especificar o porte mínimo ou máximo das empresas que devem apresentar o estudo.

Segundo o coordenador-geral do Agiliza Londrina, a redução nos processos pendentes de EIVs permite que a equipe técnica do Ippul tenha mais tempo para analisar os processos protocolados. “Com isso, ganhamos celeridade e qualidade técnica nessas análises”, pontuou.

Agiliza Londrina – A Comissão Permanente de Revisão e Desburocratização dos Processos e Procedimentos Administrativos foi instituída através do decreto municipal nº 126, com o objetivo de coordenar atividades de organização que promovam melhoria da gestão, e a desburocratização de procedimentos e rotinas administrativas do Município.

Ela é formada por representantes dos Institutos de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e de Desenvolvimento de Londrina (Codel), das secretarias municipais de Obras e Pavimentação, de Ambiente (SEMA), de Fazenda, de Governo; e conta com apoio das secretarias municipais de Saúde, Gestão Pública, Procuradoria-Geral do Município e Sebrae-PR.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.