Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Kaffee Beer von Borstel, produzida pela cervejaria familiar von Borstel, ganhou a medalha de ouro no South Beer Cup, realizado na Argentina. Receita da bebida leva o café do norte pioneiro do Paraná

Uma cervejaria familiar londrinense conquistou, em maio deste ano, um prêmio internacional inédito: ganhou uma medalha de ouro no South Beer Cup, uma competição pioneira e consolidada na América Latina, realizada em Mar del Plata, reconhecida popularmente como a “Copa Libertadores” da cerveja especial. Este ano, a premiação ocorreu no final de maio, na Argentina, e a Kaffee Beer von Borstel  foi a grande vencedora no estilo Coffee/Chocolate.

A bebida, criada pela Cervejaria von Borstel, leva na composição o sabor do café especial produzido no norte pioneiro do Paraná. O sócio-fundador da empresa, Marcus von Borstel, conta que, por meio do programa Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, do Sebrae/PR, foi possível acelerar o desenvolvimento da nova receita. “Queríamos criar uma cerveja puro malte com adição de café produzido no norte pioneiro”, afirma.

Com subsídio do programa, a cervejaria desenvolveu, no laboratório do Senai, em Vassouras, no Rio de Janeiro, a bebida com o uso de grãos com um nível de torra médio, vindos da Fazenda Palmeira, em Santa Mariana. “Registramos a patente do uso do café numa extração a frio”, observa. Além da cerveja, durante os testes, também foram feitos a marca e o rótulo. O desenvolvimento do novo produto, inventado para homenagear Londrina, que já foi a “Capital Mundial do Café”, levou cerca de 10 meses.

Na avaliação do empresário, o Sebraetec foi decisivo no processo de criação da nova bebida. “Sem o programa estaríamos lançando [a cerveja] só agora, aproximadamente um ano mais tarde. A contratação dos recursos nos ajudou a alcançar resultados rápidos”, pondera.

Para Marcus von Borstel, a premiação internacional foi consequência do trabalho bem feito. “Sempre visualizamos a melhor bebida para o consumo”, ressalta. A qualidade da Kaffee Beer von Borstel já havia sido reconhecida em março deste ano com uma medalha de bronze no Festival Brasileiro da Cerveja 2017, em Blumenau (SC). O sabor e aroma deliciosos do café paranaense conquistaram muitos apreciadores.

A South Beer Cup é uma competição que reúne cerca de 180 cervejarias artesanais de diversos países sul-americanos como Chile, Argentina, Brasil, Peru, Paraguai, Colômbia, Uruguai, Bolívia e República Dominicana. O evento avalia as cervejas de acordo com o estilo. Em 2017, foram mais de 50 estilos diferentes da bebida.

“A medalha foi uma conquista. Temos orgulho de sermos londrinenses e levarmos o nome da cidade país afora com a Kaffe Beer von Borstel”, comemora. A cerveja pode ser encontrada em mais de 40 pontos de venda em Londrina – cafeterias, bares, empórios, restaurantes, shoppings e mercadões -, além de outras cidades do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Goiás.

A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, explica que o Sebraetec aproxima os prestadores de serviços tecnológicos dos pequenos negócios. “O programa oferece a oportunidade para as pequenas empresas inovarem através da transferência de tecnologia”, aponta. Com subsídio e acesso a soluções personalizadas, os empresários têm a chance de melhorar processos, serviços e produtos, além de aumentar a competitividade dos seus negócios.

O programa

O Sebraetec tem como principal objetivo oferecer acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação para empresas cujo faturamento anual não ultrapasse o teto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que atualmente é de R$ 3,6 milhões. O suporte tecnológico via Sebraetec vai desde consultorias para identificar as necessidades da empresa, acompanhamento para assegurar os melhores resultados e minimizar os riscos, e até auxílio na melhor escolha para os investimentos em tecnologia e inovação. O Sebraetec atua em áreas distintas, como design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e serviços digitais. O subsídio contempla 70% do valor total de projetos para acessar serviços tecnológicos e de inovação.

Empresários de micro e pequenas empresas de Londrina e região que tenham interesse em conhecer mais detalhes sobre o funcionamento do Sebraetec e receber orientação específica para inovação em suas empresas, podem entrar em contato com o escritório da entidade no município, que fica na Av. Santos Dumont, 1.335, bairro Aeroporto, ou pelo telefone (43) 3373-8000.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.