Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Hoje são 82 lojistas da cidade com a certificação que identifica empresas que não comercializam brinquedos parecidos com armas de fogo

Lojistas do comércio varejista de Londrina participaram na quinta-feira (22) da solenidade da entrega do selo “Arma não é brinquedo… dê abraços!”, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Londrina. Promovida há oito anos, a cerimônia foi realizada por iniciativa do vereador Amauri Cardoso (PSDB) com o objetivo certificar empresas que não comercializam brinquedos parecidos com armas de fogo, em cumprimento à lei municipal nº 9.188/2003. Atualmente, 82 lojistas da cidade possuem o selo.

Este ano, a certificação foi concedida a 34 comerciantes, fiscalizados pela Secretaria Municipal da Fazenda após solicitarem a participação na campanha. Destes, 13 requisitaram o certificado pela primeira vez e 21 renovaram o pedido. Os estabelecimentos podem afixar o selo em local visível e utilizá-lo em sua publicidade pelo prazo de dois anos, quando deve ser renovado. A gerente administrativa do Camelódromo de Londrina, Rafaela Fernandes Kemmer participou da cerimônia como representante de cinco lojistas do centro de compras. “Todos estão renovando o selo. Os clientes às vezes ligam na administração para perguntar qual loja vende armas de brinquedo, pois não encontram esse tipo de produto. Aproveitamos, então, para falar sobre a campanha”, conta.

A lei municipal nº 9.188 proíbe o comércio de armas de brinquedo e de réplicas desde 2003. Oito anos depois, em 2011, a certificação das empresas com o selo “Arma não é brinquedo… dê abraços!” foi incluída na regra municipal por meio da lei nº 11.309/2011. Durante a cerimônia realizada na Câmara, o gestor da organização Londrina Pazeando Luís Cláudio Galhardi salientou que a legislação apresenta caráter educativo e de reflexão. Segundo ele, a iniciativa londrinense já inspirou ações semelhantes em outras regiões do país. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a venda de réplicas de armas é punida com multa de até R$ 200 mil. No Distrito Federal a restrição inclui armas de brinquedo que disparem balas, bolas e espumas ou produzam sons.

Para o vereador Amauri Cardoso, é preciso viver a cultura de paz no dia a dia. “Conjugar o verbo ‘pazear’ vai além da campanha ‘Arma Não é Brinquedo’. É cuidar do nosso próprio comportamento, falando de paz, cumprindo honestamente as leis, porque nós estamos sendo observados o tempo todo. Quando eu vivo isso, o exemplo arrasta. Nada muda se você não mudar”, afirma.

A solenidade de entrega do selo foi presidida pelo vereador Ailton Nantes (PP), presidente em exercício da Câmara, e contou também com a presença do chefe de gabinete do Executivo, Marcos Urbaneja; da presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), Maria Aparecida Prandini Pereira; do coordenador da organização Londrina Pazeando, Wilsonei de Mattos; e da presidente do Instituto de Tecnologia e Dignidade Humana, Cineiva Campoli Paulino Tono. Estiveram presentes ainda estudantes da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães.

Silvana Leão/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.