Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Documento conclui que a empresa encontra-se em situação econômica muito difícil e questiona a permanência de subsidiárias com o município

Criada em 26 de fevereiro de 2019, a Comissão Especial de Acompanhamento do Processo de Caducidade da Sercomtel Telecomunicações concluiu que a empresa, que tem o município de Londrina como sócio majoritário, encontra-se em uma situação econômica muito complicada, possivelmente irreversível, se não for frutífero o leilão de suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo ou não houver um aporte financeiro por seus acionistas. O relatório final da comissão foi apresentado ontem (26) pelo vereador Felipe Prochet (PSD), relator do grupo, que também é composto pelos vereadores Eduardo Tominaga (DEM), como presidente, e Jamil Janene (PP), como membro.

Ainda nesta quinta os vereadores admitiram a urgência e foi aprovado em segunda discussão o último de cinco projetos de lei do Executivo sobre a Sercomtel que tramitavam na Câmara. Com 14 votos favoráveis, o plenário aprovou o PL nº 106/2019, que destina R$ 7.170.800 do Município para a aquisição de ações de duas subsidiárias da operadora de telefonia que continuarão com a Prefeitura: a Sercomtel Iluminação e a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (antiga Contact Center).

Faturamento negativo

Segundo o relatório da Comissão Especial da Câmara, há alguns anos a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) faz advertências à Sercomtel Telecomunicações sobre a necessidade de aporte financeiro na empresa pelos seus sócios. Para se adequar às indicações, o município de Londrina destinou recursos por meio da transferência de imóveis, o que não amenizou a deficiência de caixa da operadora. Já a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), que detém 45% das ações da Sercomtel, não demonstrou interesse em investir na estatal londrinense. Diante das dificuldades financeiras, a Anatel abriu em 2017 um processo de caducidade, que, se for concluído, resultará na perda das licenças da Sercomtel para explorar os serviços de telefonia fixa, celular e de banda larga.

Como solução, a Prefeitura decidiu que o melhor caminho seria abrir mão do controle acionário da companhia, por meio de leilão na Bolsa de Valores de São Paulo. O primeiro passo foi dado no ano passado, quando a Câmara aprovou o PL 182/2018, revogando a necessidade de plebiscito em caso de alienação das ações do Município. Posteriormente, os parlamentares votaram o  PL nº 40/2019, que autorizou o Executivo Municipal a realizar a alteração do controle acionário da Sercomtel, desde que mantidos os direitos sobre a Sercomtel Iluminação e a Contact Center. A criação das duas novas empresas foram autorizadas pelo Legislativo por meio da aprovação dos projetos de lei 96 e 98/2019 e consolidaram a transferência das subsidiárias para o Município.

Desequilíbrio financeiro

No relatório final da Comissão Especial, o vereador Felipe Prochet afirma que a permanência da Sercomtel Iluminação e da Sercomtel Contact Center com o Município pode trazer desequilíbrio às contas públicas, colocando em risco a continuidade de serviços básicos da Prefeitura. Segundo o relator da comissão, sem o faturamento da Sercomtel Telecomunicações, que está em processo de privatização, a Contact Center seria prejudicada, uma vez que 90% de suas receitas advêm da operadora de telefonia. Ainda de acordo com o parlamentar, com o fim da prestação de serviços à Sercomtel Telecomunicações, o custo anual de manutenção da Contact Center seria superior a R$ 15 milhões. “Eu me abstive das votações de projetos envolvendo a Sercomtel Iluminação e a Contact Center, incluindo o aporte. Não concordo com a incorporação dessas empresas pelo Município. Foi uma maneira de conseguir o aporte financeiro”, afirmou em entrevista à imprensa.

Segundo Prochet, mesmo que o leilão não tenha interessados, dificilmente as licenças de operação permanecerão com a Sercomtel. Isso porque a Anatel decidiu, no último dia 13, pela abertura de um edital de licitação das outorgas da empresa. “Temos o leilão programado para o mês de dezembro, mas já existe também por parte da Anatel uma deliberação para que seja aberto um edital, por meio do qual a Sercomtel perderia suas licenças”, disse.

Leia o relatório final em https://www.cml.pr.gov.br/cml/site/comissoes_especiais.xhtml

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.