Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A presidente da Comissão da Mulher da Câmara, Daniele Ziober, viaja a  Brasília para pleitear a implantação do programa federal em Londrina

A vereadora Daniele Ziober (PP), presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina, viaja para Brasília (23), junto com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, para pleitear recursos federais voltados ao atendimento às vítimas de agressões domésticas e familiares em Londrina. Ziober também participará do lançamento do Projeto Glória, plataforma de inteligência artificial criada com o objetivo de combater a violência contra a mulher. O evento será realizado a partir das 17 horas na Câmara dos Deputados, com coordenação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher daquela Casa.

“Um dos objetivos da nossa viagem é pedir o apoio da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para a implantação da Casa da Mulher Brasileira na nossa cidade”, afirma Ziober. Prevista no programa federal Mulher Viver sem Violência, lançado em 2013, a Casa da Mulher Brasileira reúne em um mesmo espaço vários serviços especializados de apoio às vítimas de violência: Delegacia da Mulher, Ministério Público, Defensoria Pública, Patrulha Maria da Penha, alojamento de passagem, espaço de cuidado com as crianças, entre outros. No Paraná, a Casa da Mulher Brasileira funciona em Curitiba desde 2016. O atendimento é feito 24 horas por dia, durante todos os dias do ano. Com a realização dos serviços em uma só estrutura diminui-se o isolamento entre os diferentes órgãos e amplia-se a assistência no momento de maior fragilidade da mulher.

Projeto Glória

Daniele Ziober explica que outra finalidade da viagem é conhecer o Projeto Glória, plataforma idealizada pela professora da Universidade de Brasília (UnB) Cristina Castro-Lucas e que está sendo construída em conjunto por cinco empresas: Ink Inspira; Seedin; Qubo; BlockForce e Free Free. Segundo a sócia e diretora-executiva da Ink Inspira, Carla Damião, Glória é um robô que, por meio de inteligência artificial, será capaz de conversar com mulheres vítimas de violência que tenham acesso à internet. Conforme as interações forem caminhando, explica Damião, a plataforma deverá entender os fatos abordados e poderá identificar possíveis soluções para a quebra do ciclo de violência.

“Como é uma plataforma de inteligência artificial, ela começará com pequenas ações, falando primeiramente sobre questões jurídicas, por exemplo. A partir de testes com um tema mais simples de trabalhar, a plataforma vai aumentando o seu repertório, evoluindo, até passar a oferecer também apoio psicológico e emocional”, explicou a diretora-executiva em entrevista à equipe do Setor de Jornalismo da Ascom/CML. Ainda de acordo com Carla Damião, o robô poderá ajudar as mulheres a falarem sem medo de serem julgadas. A partir da plataforma também será possível recolher dados e gerar relatórios sobre o perfil das vítimas e o padrão das ocorrências, auxiliando o poder público no planejamento de ações.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.