Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entidade disse que pode oferecer leitos para dependentes químicos, mas desde que o município quite dívidas com o pagamento em imóveis

Representantes do Hospital Evangélico e das mantenedoras da instituição de saúde reuniram-se ontem 1º/07 com a Comissão Especial de Acompanhamento das Investigações sobre Clínicas Psiquiátricas de Londrina para buscar o apoio dos vereadores a uma proposta de oferta de até 60 leitos para dependentes químicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como condição à prestação do serviço, que absorveria parte dos atendimentos feitos hoje pela Clínica Psiquiátrica de Londrina e pela Villa Normanda, o Evangélico quer que a prefeitura quite uma dívida de aproximadamente R$ 14 milhões com a instituição, a partir da transferência para a entidade de imóveis pertencentes ao município.

O presidente da comissão especial da Câmara, vereador Vilson Bittencourt (PSB) disse que pretende organizar uma reunião entre representantes do Executivo, do Ministério Público e do Hospital Evangélico, uma vez que a prerrogativa para organizar a oferta de serviços (saúde mental), bem como dispor de bens públicos é do Executivo. O vereador ressalta ainda que um projeto de lei nesse sentido teria de ser construído em conjunto com a Administração Municipal, especificando quais imóveis poderiam ou não ser repassados ao Evangélico, o valor de cada um deles e as condicionantes de uma possível doação.

O encontro desta segunda, realizado na sala de reuniões do Legislativo, contou com a presença de Valdony Porto, representante das mantenedoras do Hospital Evangélico; da superintendente do Hospital Evangélico, Lourdes Aparecida Marques; do diretor técnico e assistencial da instituição, Bruno Henrique Bressianini de Almeida; e do assessor jurídico e diretor de mercado da Associação Evangélica Beneficente de Londrina, Lincoln Magalhães. Os quatro conversaram com Bitttencourt e o vereador Roberto Fú (PDT), membro do grupo e o procurador jurídico do Legislativo, o advogado Miguel Angelo Aranega Garcia.   

Proposta - Atualmente a Clínica Psiquiátrica de Londrina e a Villa Normanda oferecem cerca de 260 leitos para dependentes químicos e pacientes com transtornos mentais. A rescisão contratual com as duas instituições foi solicitada pela 24ª Promotoria de Justiça de Londrina e pela comissão especial da Câmara após a Operação Hipócrates, deflagrada em fevereiro pelo Ministério Público para apurar irregularidades nos atendimentos aos pacientes. Segundo Valdony Porto, em abril a Secretaria Municipal de Saúde consultou Evangélico sobre a possibilidade de atender parte dos atendimentos em caso de descredenciamento das clínicas.

Conforme o representante das mantenedoras do Evangélico, o repasse de imóveis para a entidade viabilizaria os recursos necessários para estruturar o serviço, que seria prestado no terreno onde funciona o Ambulatório Alto da Colina e que há 20 anos abrigou uma clínica psiquiátrica, na Rua Prefeito Faria Lima. Hoje, o grupo ligado ao Hospital Evangélico não oferece atendimentos psiquiátricos, apenas grupos de apoio a dependentes químicos – por meio da Associação Água Pura. “Em dezembro do ano passado, conversamos sobre as dívidas com o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felipe Machado, e eles entenderam como uma boa solução o pagamento em imóveis. Depois houve a intervenção nas clínicas. E, durante essa negociação com o Executivo, acompanhamos o envio à Câmara do projeto de lei 55/2019, que desafeta de uso comum do povo diversas áreas de terras, de propriedade do Município, e autoriza a prefeitura a aliená-las. É importante haver a autorização do Legislativo para que possamos receber alguns desses imóveis. Gostaríamos de uma emenda prevendo o uso para o pagamento”, disse Porto durante a reunião.

Durante a reunião desta segunda-feira (1º) da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, o projeto de lei nº 55/2019 foi retirado de pauta até o próximo dia 5 pelo líder do Executivo na Câmara, vereador Jairo Tamura (PP).

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.