Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Grupo de vereadores formado no fim do ano passado se reúne pela primeira vez nesta quarta-feira (12), às 14 h, para definir cronograma de trabalho

Criada na última sessão ordinária do ano passado, a Comissão Especial de Estudo e Análise do Horário de Funcionamento dos Estabelecimentos Localizados no Município de Londrina se reúne pela primeira vez nesta quarta-feira (12), às 14 horas, na sala de reuniões da Câmara de Londrina. O grupo de vereadores vai definir quem serão os convidados dos encontros seguintes. A intenção é chamar representantes de entidades de classe, sindicatos e instituições de Londrina. Os integrantes da comissão também pretendem visitar cidades em que o comércio funciona em horário expandido.

O presidente da comissão especial, vereador Jamil Janene (PP), afirma que será realizada uma discussão abrangente sobre o tema, que atenda aos anseios de comerciantes, empregados e consumidores. Uma das sugestões é que as lojas adotem dois turnos de trabalho para contemplar um possível horário estendido de funcionamento. "Vamos discutir a segurança, a iluminação no Centro de Londrina. Vamos buscar informações sobre cidades onde existe esse trabalho de dois turnos [no comércio], se está dando certo, se gerou mais emprego, se mexeu na economia da cidade. Nós vamos fazer várias visitas, reuniões e discutir, porque nós não queremos só resolver o problema do patrão, mas também queremos garantir o direito dos trabalhadores", explica.

A comissão especial foi criada no dia 19 de dezembro de 2019, na última sessão ordinária do ano passado. Além do vereador Jamil Janene (PP), compõem o grupo o vereador Felipe Prochet (PSD), como relator, e o vereador Eduardo Tominaga (DEM), como membro. A comissão tem 120 dias para apresentar o relatório final dos trabalhos, prazo que pode ser prorrogado por mais 60 dias.

Na avaliação de Jamil Janene, a concorrência dos shoppings centers prejudica o comércio de rua. Segundo o vereador, a comissão pretende apresentar uma proposta para fortalecer a região central de Londrina, com mais segurança e comodidade, para que os lojistas possam competir de igual para igual com os shoppings. "Tendo a opção do shopping, vai enfraquecendo o Centro. Queremos garantir o fluxo de pessoas no Centro de Londrina, inclusive com pessoas de cidades vizinhas, que venham gastar, frequentar restaurantes, visitar a região. Lembrando que essa comissão foi constituída para gerar mais emprego, mexer na economia da cidade. Vamos discutir nesse sentido", ressaltou.

Vinicius Frigeri/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.