Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima etapa dos trabalhos, vereadores vão convidar representantes do Programa e da Secretaria de Fazenda para esclarecimentos

Instalada no início de junho, a Comissão Especial (CE) da Câmara Municipal de Londrina que apura possíveis irregularidades na gestão de recursos destinados a projetos assistenciais do Programa do Voluntariado Paranaense de Londrina  (Provopar-Ld), deve iniciar, em duas semanas, os depoimentos de representantes da entidade e de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ontem (22) os vereadores Vilson Bittencourt (PSB) e Valdir dos Metalúrgicos (SD), respectivamente presidente e relator da CE, reuniram-se com servidores da Controladoria da Câmara e do Departamento Legislativo, além de assessores, para um balanço das informações apuradas até o momento.

Maior controle

“A análise da Controladoria da Câmara demonstrou que a documentação referente a alguns convênios está incompleta ou é de difícil entendimento. Vamos solicitar novamente estas informações, por meio de requerimentos específicos, e pretendemos, ao final dos trabalhos, sugerir formas de aprimoramento de controle das prestações de contas dos convênios”, informou Vilson Bittencourt. Ainda no encontro desta manhã a Comissão definiu que serão convidados a prestar esclarecimentos na próxima reunião o presidente do Provopar, Fernando Henrique Ortiz, e também uma gerente e uma funcionária do Programa. Deverá ser ouvido ainda um servidor da Secretaria Municipal de Assistência Social responsável pelos termos de execução dos convênios.

A criação da Comissão Especial foi motivada pelo bloqueio de repasses feitos pela Prefeitura de Londrina ao Provopar após a identificação, pela Controladoria Geral do Município, de má gestão de recursos destinados a projetos assistenciais na ordem de quase R$ 1 milhão, entre os anos de 2016 e 2017. Na tentativa de identificar a origem dos problemas que atingem o Programa, a CE requisitou cópias de prestações de contas, de termos de convênios, de certidões negativas e de relatórios da Controladoria do Município, entre outros documentos, referentes ao período de 2007 a 2018. A Comissão tem o prazo de 120 dias para concluir os trabalhos, com a possibilidade de prorrogação por até metade deste prazo, como prevê o Regimento Interno do Legislativo.

Silvana Leão/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.