Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em visita ao distrito, secretários municipais confirmaram reforma e ampliação da UBS, construção da capela mortuária e recape asfáltico

Uma comitiva composta por integrantes do secretariado municipal, servidores e vereadores de Londrina esteve, ontem (12), no distrito de Irerê. Reunidos com moradores da localidade, que conta com mais de 2.300 habitantes, o grupo realizou um breve balanço das principais ações já executadas pela Prefeitura ao longo dos últimos anos e anunciou três novas obras que devem iniciar em 2022.

O prefeito em exercício, João Mendonça, citou que o encontro com moradores foi uma oportunidade de relembrar as muitas melhorias executadas em Irerê pelo Município, durante a administração do prefeito Marcelo Belinati. “Tivemos desde iluminação em LED, recape das ruas, uma atenção geral ao distrito. Além disso, pudemos reiterar o que está para chegar, conforme anunciou o secretário de Planejamento, teremos a construção da capela mortuária, reforma e ampliação do posto de saúde e recape asfáltico nas vias. O distrito de Irerê continua tendo a atenção do prefeito Marcelo Belinati e de toda administração municipal, em um trabalho incansável para melhorar a vida de todos”, frisou.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, está em fase de licitação a contratação de empresa para construir a capela mortuária, que ficará sediada na Rua Benedito Goulart. “Viemos anunciar que a capela mortuária, tão ansiada pela população há mais de três décadas, está em processos de licitação para uma obra de R$850 mil, com recursos garantidos; além da ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde, que também é uma reivindicação antiga. E estamos acompanhados por técnicos da Secretaria de Obras especializados em drenagem e asfalto, porque pretendemos e temos recursos para atender uma rua que está há 40 anos sem asfalto”, antecipou.

As vias que serão atendidas com sistema de drenagem e recapeamento asfáltico são a Rua Ulisses Rodrigues da Silva mais a continuidade da Avenida Paraná, e o projeto inclui levantamento topográfico e terraplanagem.

Em relação à reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS), o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que a obra contempla uma ampliação da estrutura física. “É um pedido histórico da comunidade de Irerê, para que a gente possa trazer ao prédio a estrutura de odontologia que, atualmente, atendem no salão da Igreja. Estamos na fase final de elaboração de projetos para em seguida podermos fazer a licitação”, detalhou.

Outra grande conquista de Irerê, obtida na administração do prefeito Marcelo Belinati, foi a construção da primeira creche da localidade. Em 2020 foi entregue o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Aparecido Norato Claro que possui 890,33 metros quadrados de área construída. A unidade atende quase cem crianças, e foi erguida mediante investimentos de R$2.138.898.85, entre recursos do governo federal mais contrapartida do Município.

Dentre várias outras estradas, a Prefeitura recuperou as estradas rurais do Colho e dos Grilos, ambas situadas em Irerê. Também realizou a substituição de mais de 70 luminárias que utilizavam lâmpadas de sódio, e agora utilizam tecnologia LED. Elas ficam na praça da igreja São José, na via principal e no entorno do terminal de ônibus do distrito.

Integrando a comitiva, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, afirmou que a união de esforços de todas as secretarias e órgãos municipais tem gerado bons resultados para o distrito. “Um trabalha em conjunto com o outro, pensando nas próximas melhorias para Londrina e seus distritos. E em Irerê, muitas coisas boas virão. Já tivemos grandes serviços na administração do prefeito Marcelo Belinati, como recape da via principal, revitalização da praça pública, iluminação em LED, novo parque infantil, e estradas rurais recuperadas. Mas ainda muitos bons projetos para esse distrito, e a população merece”, disse.

Desde 2017, o distrito de Irerê recebeu os mutirões de trabalho da Prefeitura. De forma conjunta, secretarias e órgãos municipais executaram vários trabalhos de manutenção, como revitalização e pintura da quadra poliesportiva, incluindo substituição da tabela de basquete, da rede de voleibol e das traves de futsal; reparos e intervenções nas calçadas, meios-fios, tampas de bueiro e outros pontos; capina e roçagem em praças, vielas e canteiros, mais a poda de árvores e plantio de novas. O distrito também teve diversas ruas recapeadas e o terminal de ônibus foi revitalizado.

A visita contou ainda com participação da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; secretário do Ambiente, Ronaldo Siena; a administradora do distrito Tania Paula Malaquias Ferreira; o engenheiro Nícolas Pedrosa, representando a Secretaria de Obras e Pavimentação; os vereadores Chavão e Sônia Gimenez, e equipe do vereador Ailton Nantes.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.