Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na manhã de ontem (29), uma comitiva japonesa da cidade de Nishinomiya desembarcou em Londrina para uma visita oficial de dois dias ao Município. Os integrantes da comitiva foram recepcionados no Aeroporto de Londrina e participaram do plantio de três mudas na Praça Nishinomiya, na Avenida Santos Dumont.

O grupo foi recebido pelo secretariado municipal, por integrantes da cultura japonesa e por 60 alunos da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico. Durante o encontro, os 19 integrantes da comitiva parlamentar e empresarial plantaram mudas de Ipê e Sakura (cerejeira) em celebração aos 40 anos do convênio de coirmandade firmado entre Londrina e a cidade japonesa.

Para o presidente da Associação de Intercâmbio Nishinomiya-Londrina, Yasuhiko Aoki, é importante manter relacionamentos como o de Nishinomiya com Londrina, pois isso fortalece as culturas e enriquece ambas nacionalidades. “É importante vir ao Brasil e conhecer o país, porque é através deste intercâmbio com o povo brasileiro, tanto na ida da comitiva brasileira ao Japão quanto na recepção deles aqui no Brasil, que se mantém os laços entre as duas localidades e se fortaleçam as amizades”, destacou.

O vice-prefeito de Londrina e representante do prefeito na ocasião, João Mendonça, lembrou que no dia 4 de abril, o prefeito Marcelo Belinati, uma equipe de empresários e o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Takahashi, estiveram visitando a cidade de Nishinomiya. Na oportunidade, o grupo fez visitas oficiais a empresários locais, participou de um seminário econômico para atração de investimentos no Brasil e de comemorações aos 40 anos de amizade entre as duas cidades.

“Londrina recebe a comitiva com muita alegria, porque são quatro décadas de amizade que têm frutificado muito para nós londrinenses. Dessas visitas têm surgido vários compromissos de intercâmbio cultural e comercial. É isso que esperamos que continue acontecendo”, ressaltou Mendonça.

O presidente da Câmara de Vereadores, Mário Takahashi, também falou sobre a viagem feita ao Japão em conjunto com o prefeito. O vereador ressaltou a importância de políticos e empresários mostrarem seu interesse no fortalecimento dessa parceria com o país oriental. “Isso serve para desmistificar alguns boatos, fortalecer e dar continuidade ao processo de irmandade entre Londrina e Nishinomiya e também a cidade de Nago, que é coirmão. O Japão tem um histórico de investimentos no Brasil. Então, todas essas questões comerciais que, ao longo da história, vem sendo firmadas entre o Brasil e o Japão é fortalecido a cada ano com as visitas, por isso que se faz tão importante que representantes políticos e comerciais mantenham esse relacionamento. Nós temos por objetivo trazer investimentos para o Brasil e o Japão tem objetivo de ter produtos brasileiros comercializados naquele país”, afirmou.

Para o chefe de gabinete, Bruno Ubiratan, além de trazer novos frutos para o município, a visita fortalece a tradição entre os dois países. “É uma tradição que se cumpre e o município está muito feliz com a vinda da comundiade japonesa para cá. Ela mantém essa tradição e, a partir disso, surgem novos frutos em termos de negócio e desenvolvimento cultural. Visitas como essa sempre dão bons frutos, é isso que esperamos e é o que vai acontecer”, finalizou.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.