Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Secretaria Municipal de Gestão Pública recebeu o grupo vindo de Maringá para troca de experiências e informações

Ontem (13), a Secretaria Municipal de Gestão Pública recebeu uma comitiva de Maringá, com servidores municipais e técnicos do Sebrae, que veio a Londrina para conhecer os trâmites de licitações e compras locais, que são desenvolvidas em meio virtual. O objetivo principal era debater o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), ferramenta utilizada em Londrina há vários anos e que está sendo implementada em Maringá recentemente.

Com esse intuito, a equipe da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC) conduziu a apresentação na Sala de Licitações, durante a tarde de hoje. Na ocasião, o grupo de Maringá pode tirar várias dúvidas, enquanto os servidores de Londrina explicaram o fluxo de licitações pelo SEI, o pregão por videoconferência, o incentivo às empresas locais para que concorram nas compras públicas (Programa Compra Londrina), e outros tópicos.

Segundo o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, Londrina e Maringá vêm trocando várias experiências nas áreas de compras públicas. “Recentemente, estivemos em Maringá para visitar o Centro Logístico, já que estamos construindo nossa solução para esta área. E hoje, recebemos representantes de Maringá que queriam conhecer nossos processos licitatórios e o programa de compras locais, o Compra Londrina. São áreas em que Londrina se destaca pela transparência e inovação. Visitas como essa reforçam que estamos no caminho certo e servindo de referência para vários outros municípios”, frisou.

Conduzindo a apresentação das atividades realizadas em Londrina, a diretora de Gestão de Licitações e Contratos, Luciana Leite Bastos Monteiro, reforçou que os dois municípios mantêm um diálogo continuo para troca de ideias, principalmente com a implantação da nova Lei de Licitação.

A comitiva de Maringá incluiu servidores que atuam nas áreas de licitação, contratos, Tecnologia da Informação, compliance e compras locais. “Eles vieram para saber mais do nosso dia a dia, conhecer nossa divisão interna regimental, como funciona o fluxo processual de licitação e contratos no nosso Município, e como é a estrutura e função do nosso programa de compras locais. Essa troca de ideias é bem interessante”, disse a diretora da SMGP.

Para a diretora de Licitações da Secretaria de Compras e Logística de Maringá, Kelly Henrique dos Santos, foi uma visita muito importante e produtiva. “A troca de experiências e a interação entre Maringá e Londrina visa melhorar a entrega dos nossos serviços públicos a partir do que vimos aqui”, citou.

A diretora visitante complementou que o grupo aprendeu bastante e levará muito conhecimento para implantar no setor. “Ver a experiência de Londrina na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no processo de licitações, o avanço tecnológico, o Programa Compra Londrina e a estrutura administrativa trouxeram um conjunto de informações muito relevantes para a Prefeitura de Maringá”, afirmou.

Junto com o grupo de servidores, estava o consultor credenciado do Sebrae de Maringá, Mateus Ferreira, para política de compras públicas. O consultor mostrou interesse especial nos estudos da Prefeitura de Londrina, realizados pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) sobre o impacto na economia a partir de compras de produtos e serviços com empresas locais.

Desde o começo do ano, a Prefeitura promove licitações exclusivas para participação de pequenas empresas de Londrina e da região.

O estudo da UEL mostrou que a cada R$ 53,5 milhões em compras com empresas locais, há uma geração estimada de até 401 empregos e a permanência de R$ 8,5 milhões em salários para os trabalhadores de Londrina. Os recursos usados nas licitações também mostraram que potencialmente geram até 165 micros e pequenos negócios na cidade. “Quanto mais local se compra, mais a cidade se movimenta economicamente. É o que demonstramos para a Prefeitura de Maringá com base em dados que poucas cidades no país têm”, afirmou o coordenador do Programa Compra Londrina, Marcelo Frazão.

Após conhecer os processos eletrônicos e como funciona o Compra Londrina, Ferreira disse que observar um case como a Prefeitura de Londrina dá o impulso que Maringá e outras cidades precisam para avançar. “Para mim, o que ficou claro é que Londrina tem um formato de licitação inovador no Paraná. É uma mudança de visão sobre o que significa uma licitação: vai muito além de apenas garantir a compra eficiente do que o poder público precisa. A política de licitações da Prefeitura de Londrina é organizada e gera emprego, renda e ajuda a investir nas empresas da cidade”, finalizou.

Juliana Gonçalves e Marcelo Frazão/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.