Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A previsão é que a instalação do órgão esteja concluída durante o mês de abril; além de desenvolver soluções tecnológicas, CTD também realizará o gerenciamento do Tecnocentro

Na quarta-feira (30), a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) realizou a apresentação de sua nova sede, que fica no Tecnocentro de Londrina. Desde a semana passada, a CTD está executando a mudança para o espaço, após ter desocupado a sede anterior, localizada na Rua Cristiano Machado, 332.

A previsão é que a instalação do órgão no Tecnocentro seja concluída durante o mês de abril, com a inauguração oficial. Além do presidente da CTD, Luciano Kühl, compareceram à apresentação o vice-prefeito João Mendonça; os presidentes do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez; e os secretários municipais de Governo, Alex Canziani; de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos; de Saúde, Felippe Machado; de Defesa Social, Pedro Ramos e de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes. Também participou o diretor de Operações da Londrina Iluminação, Alexander Fermino.

O presidente da CTD, Luciano Kühl, explicou que, além de utilizar o espaço para o desenvolvimento de tecnologias da área de GovTech, incluindo ferramentas de software e soluções tecnológicas para governos e smart cities, a Companhia também será responsável pelo gerenciamento do Tecnocentro. “A Codel fez a cessão desse espaço para a CTD no ano passado e seremos uma empresa-âncora do Tecnocentro, que também vai congregar outras empresas e startups de tecnologia, sendo um ponto-chave do ecossistema de inovação de Londrina e do Paraná. Tudo isso faz parte de um plano de ação elaborado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), e vamos seguir essas diretrizes para que todas as governanças da área de inovação de Londrina avancem dentro do que está planejado”, disse.

De acordo com o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, a CTD é uma organização estratégica para a cidade, e tem o potencial de produzir soluções inovadoras tanto para Londrina quanto para outros municípios, também contribuindo para a consolidação do Tecnocentro. “O Tecnocentro era uma obra inacabada havia quase 20 anos, e que agora nós finalmente estamos conseguindo entregar, e é muito positivo que a CTD faça parte dessa ação. Esse novo centro será muito importante para Londrina, contando com startups, laboratórios e aceleradoras, e vai ajudar a cidade a desenvolver cada vez mais a sua vocação para a área de inovação e tecnologia, trazendo bons frutos no futuro”, salientou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, afirmou que a união entre a CTD e o Tecnocentro é muito importante para Londrina, e ressaltou que a construção do Tecnocentro é fruto de muito trabalho e planejamento. “Estamos muito felizes por ter concluído essa obra, que envolveu recursos próprios do Município e também teve apoio do Governo Estadual. Nos empenhamos muito para a realização do Tecnocentro, tendo acompanhado cada etapa desse processo, e temos certeza de que esse grande polo de inovação proporcionará importantes avanços tecnológicos e econômicos para a cidade”, pontuou.

Tecnocentro

Localizado no Parque Tecnológico Francisco Sciarra, na região leste, o Tecnocentro tem área total de 3.150 m² e é destinado a sediar entidades e empresas atuantes nos campos de tecnologia e inovação. A construção do espaço teve início em 2002, mas sofreu várias interrupções até que, em 2015, as obras pararam totalmente. Somente em dezembro de 2019 ocorreu o retorno das atividades, com a liberação de recursos.

Concluídas em setembro de 2021, as obras receberam investimentos totais de R$ 2.915.132,35 oriundos do Município e Governo do Estado, por meio do Paranacidade.

A proposta é que o Tecnocentro seja a sede do Ecossistema de Inovação de Londrina, abrigando incubadoras, aceleradoras, coworkings e hackathons, além de parcerias com fundos de investimentos.

No pavimento térreo, o edifício conta com Laboratório de Alimentos, módulos menores para laboratórios e empresas, recepção, auditório, escritórios, sanitários, salas de reunião, cozinha e copa, praça de alimentação, arquivo e administração. Já no pavimento superior, o Tecnocentro possui laboratório, sala de reuniões, recepção, áreas destinadas para empresas e sanitários. E na área externa, estacionamento, áreas técnicas para equipamentos e guarita.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.