Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação será neste domingo (19) e integra a programação da 3ª Festa das Nações Lusófonas e celebração do Dia do Pioneiro

O Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e a Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando realizam, neste domingo (19), um Abraço pela Paz. O ato integra as comemorações pelo Dia do Pioneiro, celebrado em 19 de agosto, e a 3ª Festa das Nações Lusófonas, ambos realizados no Museu Histórico de Londrina. O Abraço pela Paz começa às 11 horas, e toda a comunidade londrinense é convidada a participar das festividades, das 10 às 16 horas. O Museu fica localizado na Rua Benjamin Constant, 900, Centro, ao lado do terminal urbano.

A entrada para o evento é gratuita, e o museu estará aberto para visitação. A 3ª Festa das Nações Lusófonas e o Dia do Pioneiro são realizados pelo Museu Histórico de Londrina, juntamente com o Elos Clube de Londrina.

Para a conselheira do Compaz e representante do Elos Clube, Leozita Baggio Vieira, o ato é uma oportunidade para desejar que a cultura de paz alcance todos os países, em especial os que estarão representados no evento. “O conselho se propôs a participar desse evento pois é importante divulgarmos cada vez mais a cultura de paz. Hoje, vivemos numa cultura de violência, e precisamos mudar isso, a começar por nossa cidade”, frisou.

As nações lusófonas são aquelas que têm como idioma principal a língua portuguesa. Serão homenageados pela festa os países Brasil, Portugal, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Timor Leste, Guiné Equatorial e Macau, que é uma região administrativa da China.

Leozita contou que dez entidades participam da organização da Festa das Nações Lusófonas e do Dia do Pioneiro, sendo que cada um representará um dos países listados. “As pessoas poderão conhecer a gastronomia dessas nações, suas músicas, folclore, entre outras questões. E serão abordados os imigrantes e pioneiros que formaram nossa cidade. O Compaz participa representando o Brasil, com foco principal no estado do Paraná”, contou.

Segundo a diretora do Museu Histórico de Londrina, Regina Célia Alegro, pessoas de todas as idades são convidadas a comparecer. “Nossa expectativa é a melhor possível, esperamos um dia de sol com atividades para toda a família. Teremos bandas com música de qualidade, brincadeiras, artesanato e comidas típicas. Será um evento muito rico com opções para diferentes gostos, e um programa muito interessante para quem quiser se divertir, onde vamos celebrar não só as nações de língua portuguesa, mas também os pioneiros de nossa cidade”, afirmou.

O público poderá conferir atrações musicais, culturais e gastronômicas, inclusive com comidas típicas de diferentes países. Participam a Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio, Coral Musiarte do Instituto Gonzaga Vieira, Companhia Flamenca Ana Paula Minari, o cantor Antonio Carabolante, a banda Stella Raiser-Rock, e outros.

Regina destacou que celebrar o Dia do Pioneiro juntamente com as nações lusófonas reflete a história de Londrina. “Nossa cidade é marcada pela presença de pessoas de todas as partes do mundo. Nos primeiros dez anos da venda de lotes pela Companhia de Terras, estão registradas pessoas vindas de 33 países. E esse processo continua até hoje, então é uma festa que tem tudo a ver com Londrina”, completou.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.