Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A lei municipal  sobre a venda de armas de brinquedos passou a valer sem aplicação de sanções, mas a campanha prossegue em prol de uma cultura de paz e não violência

O Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), com o apoio da ONG Londrina Pazeando, realiza várias ações que incentivam uma cultura de paz e não-violência. Uma destas ações é a campanha “Arma não é brinquedo… dê abraços!”, que tem como objetivo sensibilizar os lojistas locais a não comercializarem esses tipos de brinquedo, incentivando-os a participarem da campanha pela paz e estímulo a não violência.

De acordo com o secretário do COMPAZ e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi , o Município foi considerado uma das únicas cidades do país a ter uma política pública em relação ao desarmamento infantil e ao controle de venda de armas de brinquedo. No entanto, mediante uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ-PR) e da Câmara de Vereadores, a Lei Municipal n° 9.188 de 2003, que determinava a proibição da venda de armas de brinquedo em Londrina, sofreu alterações. Foram suprimidos três artigos com relação às penalidades, entre multas e suspensões de alvarás. A partir de agora, a lei passa a valer sem a aplicação das sanções.

Galhardi explica que tal medida não descaracteriza todo o trabalho realizado pelo Conselho ao longo desses anos e salienta, também, que a proposta educacional da campanha já alcançou muitos londrinenses. “Estamos com mais de 120 lojas que têm o selo. Elas aderiram à campanha pela proposta de educar as crianças e adolescentes para a não-violência. Mesmo com a mudança na lei, isso não irá modificar uma cultura que foi adquirida pelo comércio e pelos pais na cidade de Londrina. É uma lei de reflexão. Foi possível refletir para estabelecermos uma cultura nova nesta área da arma de brinquedo”, disse.

O secretário do COMPAZ destacou que a entrega dos selos é uma atividade realizada na campanha há mais de dez anos e continuará como parte do trabalho de conscientização da ação. A décima edição de certificação pela campanha será realizada em novembro e irá contemplar mais de 120 lojistas que não comercializam armas de brinquedo em seus estabelecimentos.

Para os comerciantes que tiverem interesse em participar, é necessário preencher um formulário de requisição do selo, que fica disponível no site da Câmara (clique aqui) e, posteriormente, protocolar na Prefeitura de Londrina. As medidas, como a renovação do selo, continuam e, a cada dois anos, os comerciantes precisam passar pela certificação para renovarem a adesão à campanha.

Papel educativo

O acesso a armas de brinquedo é considerado, pelo Conselho, um risco às crianças e adolescentes, visto que pode estimular impulsos violentos e facilitar ocorrências com armas de fogo verdadeiras. Desta forma, a ação da campanha e o trabalho realizado pelo COMPAZ, buscam fortalecer a cultura de paz por meio da reflexão e conscientização, estimulando o diálogo para a resolução dos conflitos.

Outras ações

O conselho junto ao Londrina Pazeando realiza diversas outras ações. Neste ano, por causa da pandemia da Covid-19, as atividades acontecem virtualmente, como palestras, que acontecem em forma de videoconferências e são realizadas semanalmente, além de outras atividades, como o Abraço no Lago pela Paz, que será celebrado de forma on-line.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.