Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

São esperadas lideranças de 15 religiões, que se expressarão sobre o tema alusivo ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Neste sábado (19), das 8 às 10 horas, será realizado o 4ª Londrina Religiões Unidas pela Paz e em Prol da Tolerância Religiosa, na Concha Acústica. O evento unirá diversas religiões e é alusivo ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21. Toda a comunidade londrinense está convidada a participar.

A iniciativa é uma realização Grupo de Diálogo Inter Religioso de Londrina (GDI), no qual participam 15 denominações religiosas, além de instituições e órgãos como a Prefeitura de Londrina e o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz). O objetivo é discutir sobre o problema da intolerância gerado pela desrespeito às diversas crenças existentes no mundo.
Segundo um dos representantes do Compaz no GDI, Luiz Cláudio Galhardi, cada representante religioso falará de 3 a 5 minutos sobre o tema. Devem comparecer integras das religiões católica, evangélica, espiritismo, judaísmo, islamismo, budismo, umbanda, candomblé e seicho-no-ie. “É importante discutir este assunto, pois as estatísticas mostram que a intolerância religiosa leva até ao assassinato de pessoas, muitas vezes por desconhecimento e por preconceito. Por isso é fundamental abordarmos este tema, para conhecermos as ideias de cada religião e diminuirmos esta intransigência”, apontou.  
Após o encerramento do evento, programado para às 10 horas, os participantes farão uma caminhada até o Calçadão, onde farão um abraço pela paz. Este é o quarto ano que a iniciativa é realizada em Londrina. No ano passado, a ação reuniu cerca de 200 pessoas. Este ano, a expectativa receber igual número de participantes. Para discutir os últimos detalhes da programação, haverá uma reunião na noite desta terça-feira (15), às 20 horas, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica na Rua Belo Horizonte, 1.236.
Sobre a data

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007. A data rememora o dia do falecimento da yalorixá Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda, vítima de intolerância por ser praticante da religião de matriz africana. Ela foi acusada de charlatanismo e pessoas da comunidade foram agredidas. Com a saúde fragilizada em decorrência de agressões morais, a líder religiosa faleceu vítima de infarto, no dia 21 de janeiro de 2000.

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.