Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento vai deliberar as diretrizes que vão compor a Política Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente dos próximos dois anos

Faltam poucos dias para a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, evento que pretende reunir mais de mil pessoas para debater “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” a crianças e adolescentes. A conferência acontece nos dias 8 e 9 de novembro na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), localizada na Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85, Parque das Indústrias Leves.

O evento é aberto a toda a comunidade e pretende unir membros da sociedade civil, de entidades que atuam com o público em questão e do poder público com o objetivo de avaliar a realidade da criança e do adolescente no Município. Interessados em participar da conferência como observadores, podem se inscrever previamente pelo endereço www1.londrina.pr.gov.br/conselhos/cmdca, na sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), localizada na Avenida Bandeirantes, 379, ou na data e local do evento.

Já os delegados e delegadas, responsáveis eleitos para propor e deliberar sobre as propostas que comporão a Política Municipal vigente pelos próximos dois anos, têm até esta segunda-feira (29) para se inscrever na sede do Conselho com os documentos descritos no edital nº 03/2018 do CMDCA, publicado no Jornal Oficial do Município, disponível no endereço bit.ly/2JcWK0B.

De acordo com a presidente do CMDCA, Rejane Romagnoli Tavares Aragão, é fundamental que os diversos setores da sociedade compareçam ao evento. “Todo mundo é convidado a participar. É muito importante que a sociedade esteja voltada à realidade da criança e do adolescente e que as pessoas se interessem por essa discussão. Portanto esperamos que o público compareça e acompanhe como tem sido aplicada a política pública voltada a esse grupo no Município”, ressaltou.

A X Conferência encerra a série de 21 pré-conferências realizadas em todas as regiões da cidade que reuniram mais de mil crianças e adolescentes com o objetivo de refletir e pensar em melhorias para a sua realidade. Nas reuniões, foram levantadas, aproximadamente, 900 propostas que serão votadas durante o evento para compor as diretrizes e propostas para a Política Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente que valerão até 2020.

Além disso, serão oferecidas palestras, mesas-redondas e apresentações culturais. Serão formados também grupos de debates segmentados entre crianças, adolescentes e adultos, com metodologias específicas à cada classe. As equipes serão responsáveis por debater, cada uma a seu modo, os cinco eixos norteadores da X Conferência, que são: A garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; Prevenção e enfrentamento da violência; Orçamento e financiamento das políticas públicas; Participação, comunicação social e protagonismo; e Espaços de gestão e controle social das políticas públicas.

Segundo a secretária executiva do CMDCA, Edsonia Marcelino, a participação de um grande público é importante já que um dos objetivos da X Conferência é fortalecer a relação entre governo e sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política para a criança e o adolescente. “Estamos planejando abordagens pensadas, para cada público, para que todos contribuam com a conferência. As crianças participarão de jogos, gincanas e dinâmicas, os adolescentes formarão grupos de debate e os adultos terão palestras, world cafés e espaços de discussão, assim cada grupo poderá colaborar com a definição desta política pública”, explicou.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.