Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta semana, teve início a reforma completa da Leste-Oeste e também estão em andamento duplicações e reconstruções, além de pavimentação em todas as regiões

A Prefeitura de Londrina está neste momento executando, por toda a cidade, pavimentação e diversas obras, incluindo duplicações, revitalizações e reconstruções, que vão garantir  melhor fluidez do trânsito, vias mais preparadas para o tráfego do transporte coletivo, entre outras melhorias. E, nesta semana, começaram as obras de pavimentação e drenagem da Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste), onde serão investidos mais de R$14,891 milhões.

Dividida em dois lotes, sendo o primeiro entre as avenidas Universo e a Rio Branco, e o segundo da Avenida Rio Branco até o cruzamento com a Dez de Dezembro, a obra da Avenida Leste-Oeste iniciou na terça-feira (11), próximo ao terminal urbano da região oeste. O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, antecipou que os serviços incluem novas galerias pluviais, ciclovia e sinalização viária. “Toda a Leste-Oeste vai ser revitalizada, com nova recomposição asfáltica. E nos locais onde serão instalados pontos para ônibus articulados, será construída uma pavimentação de concreto, rígida”, detalhou.

No primeiro lote da obra, a empresa Weiller Construção Civil, contratada por meio de licitação para execução dos serviços, já deu início ao processo de fresagem. Com o uso de uma máquina, a capa asfáltica é retirada para a via receber uma nova pavimentação. Caso haja sistema de galerias pluviais, elas são refeitas também. Por conta desses serviços, a Leste-Oeste está com a pista interditada no sentido bairro-centro, e o trânsito desviado para a Rua Casimiro de Abreu, que é paralela.

De acordo com Verçosa, a Prefeitura e a construtora definiram um cronograma de trabalho, onde cada lote foi subdividido em etapas de execução. Neste planejamento, foram estipulados quais serviços que serão feitos em cada área e o prazo de execução. “Na primeira etapa do Lote I, está sendo feita a recomposição da pista no sentido bairro centro, partindo do cruzamento na Rua Casimiro de Abreu até a Avenida José de Alencar. A estimativa é de quinze dias de execução nesta etapa. Na sequência, é feita a rotatória com a Avenida Universo, durante cinco dias, e na etapa três é fechado o trecho até a Avenida José de Alencar. No total, a estimativa é de execução completa em até 40 dias”, detalhou.

Os dois lotes de obras da Leste-Oeste têm prazo máximo de execução estipulado em 12 meses. O secretário municipal de Obras e Pavimentação citou que o projeto da Leste-Oeste é similar ao que está sendo realizado na Avenida Francisco Gabriel Arruda, na zona norte. “Esse projeto prevê a execução de obras também na Rio Branco e Winston Churchill. Todos eles incluem recuperação da pista, ciclovias, e instalação de piso rígido para os pontos de ônibus”, citou.

Na Avenida Francisco Gabriel Arruda, a reconstrução iniciou em setembro de 2019. Com investimentos na ordem de R$5.103.270,27, oriundos do Programa Pró-Transporte mais contrapartida do Município, o prazo previsto para finalização dos serviços é de 240 dias.

Viaduto

A revitalização da Leste-Oeste se soma ao viaduto que está sendo construído no cruzamento com a Dez de Dezembro. Iniciado em agosto de 2018, a obra está com mais de 65% dos serviços executados. Estão em andamento a pavimentação da alça de acesso no sentido centro-sul, concretagem e armadura da laje superior da estrutura do viaduto, e foi feito o acerto dos taludes. “Temos um cronograma estabelecido para entrega no final de março, e estamos trabalho com essa expectativa. Pode ser necessário conceder um prazo maior, mas a execução da obra está andando bem, e por isso temos a previsão de conseguir manter o prazo previsto em contrato”, informou Verçosa.

Arco Leste

Outro grande projeto urbano desenvolvido na cidade é o Arco Leste, para interligação das regiões sul e norte. Estão em andamento os serviços dos lotes 1, para o prolongamento da Avenida dos Pioneiros, a partir da rotatória da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e o 3, que fará a ligação das Avenidas José Ventura Filho à Robert Koch, com uma nova pista que será construída contornando o aeroporto. “O trecho 2 já foi concluído e entregue pela empreiteira, porém é necessária uma adequação na rotatória em frente à UTFPR. Esse trabalho deve ser finalizado nos próximos quinze dias. Houve já a pavimentação, iluminação pública, falta apenas essa adequação que a Prefeitura está realizando”, informou o secretário municipal de Obras.

Duplicações

Duas importantes avenidas de Londrina passam por obras de duplicação e alargamento. Na Rua Prefeito Faria Lima, os trabalhos também foram divididos em dois lotes, sendo que o primeiro está em fase de conclusão, entre a Avenida Aniceto Espiga, próximo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, no Aterro do Lago Igapó. Este lote compreende cerca de 900 metros.

O segundo lote de duplicação da Faria Lima, que iniciou em junho de 2019, inicia na Rua Bento Munhoz da Rocha e finaliza na Avenida Maringá. “Ali temos a execução de uma segunda ponte, para cruzar o Ribeirão Cambezinho, onde é o Aterro do Igapó. E será feita, ao lado dessa ponte, a instalação de um bueiro celular. Estamos cobrando um empenho, por parte da empresa, para readequar os cronogramas e recuperar os atrasos”, comentou Verçosa.

Outra duplicação próxima de sua conclusão é da Avenida Aminthas de Barros, na zona sul. Os serviços começaram na esquina com a Avenida Higienópolis, seguiram na Rua Antônio de Morais Barros e finalizam na Souza Naves, próximo à Rua da Canoagem. “Essa obra também está em fase final, e acreditamos que ainda este mês será entregue o trecho da Souza Naves”, antecipou o secretário.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.