Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com entrada livre, evento ocorre nesta segunda-feira (24) a partir das 19h

O lançamento oficial do Observatório Paraná Urbano será realizado em Londrina nesta segunda-feira (24), a partir das 19h, no Hotel Crystal (Rua Quintino Bocaiúva, 15 – Centro). A entrada é livre: basta apenas enviar o nome completo para o e-mail eventos@caupr.gov.br

Além da valorização profissional, uma das missões do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) é promover o desenvolvimento de cidades mais inclusivas e sustentáveis. Em função disso, a autarquia federal está implementando o Observatório Paraná Urbano. De acordo com o presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, “trata-se de um espaço democrático e cidadão que reunirá entidades da sociedade civil, em especial dos arquitetos e urbanistas dos municípios e das regiões metropolitanas, incorporando aos já existentes observatórios sociais o propósito de garantir o direito à cidade inclusiva e sustentável a seus habitantes, tendo como indicativo a Nova Agenda Urbana da ONU, que foi definida no ano passado”.

Observatórios Urbanos

Ainda segundo o presidente do Conselho, uma efetiva ação de Fiscalização tem maior abrangência ao envolver a sociedade. Sendo assim, uma das bases do Plano de Fiscalização do CAU/PR é a criação de observatórios urbanos, que terão a finalidade de compartilhar subsídios técnicos para a implantação de políticas urbanas e regionais. “Para o segmento profissional da Arquitetura e Urbanismo e de outros setores envolvidos com as cidades, o trabalho multiprofissional contribui para a gestão democrática dos municípios”, destaca Navolar.

De acordo com o IBGE, mais de 80% da população brasileira já é urbana. Dados da Organização das Nações Unidas revelam que atualmente 54% da população mundial vive em áreas urbanas, número que deve aumentar para 66% em 2050, como aponta o relatório da ONU “Perspectivas da Urbanização Mundial”.

O relatório ainda sugere que a urbanização sustentável é a chave para um desenvolvimento com sucesso. No final de 2016, em Quito, ocorreu a III Conferência sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), onde foi consolidada a Nova Agenda Urbana, com compromissos que visam garantir o direito à cidade inclusiva e sustentável, garantia prevista pelos artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988.

Observatório Paraná Urbano

Neste contexto é que nasce o Observatório Paraná Urbano. Uma das suas primeiras ações do foi o desenvolvimento do Índice de Qualidade Urbana (IQU). Este índice foi construído após a análise de dez parâmetros que envolvem questões urbanísticas ou de interesse das cidades: terra urbana e uso de solo; moradia e habitação; saneamento, meio ambiente e saúde; transporte e mobilidade; educação; desenvolvimento econômico e trabalho; cultura, lazer e turismo; comércio e serviço; segurança; e relação urbano-rural.

Segundo o presidente do CAU/PR, não se buscou criar novos índices, mas sim utilizar os já existentes. "Existe uma infinidade de dados sobre os segmentos que analisamos, seja em nível federal com o Censo do IBGE e de informações dos Ministérios da Saúde e do Trabalho, e da Caixa Econômica; ou sejam dados locais como os ofertados pelo Ipardes, pela Secretaria Estadual da Saúde, entre outros. O que fizemos foi compilar as informações e ponderá-las para chegarmos ao IQU", esclarece Navolar.

A partir desta análise, será possível apresentar aos administradores municipais um "raio x" da situação das cidades. "De posse dessas informações, os gestores públicos poderão, com o auxílio de arquitetos e urbanistas das prefeituras, atuar no sentido de melhorar a qualidade urbanística de seus municípios”, finaliza o presidente do CAU/PR.

Alisson Castro/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.