Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta sexta-feira (dia 19/11), às 14 horas, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Londrina realiza a última ação da campanha #visibilidadeimporta do Pacto PCD. Agora, a iniciativa pretende chamar atenção para as barreiras que as pessoas autistas enfrentam diariamente na nossa cidade. “Nossa campanha pretende mostrar à sociedade em geral que as pessoas com deficiência física têm necessidades individuais, porém, precisam ‘viver' no coletivo e a cidade precisa ser acessível para todos”, salienta Ghislaine Teixeira da Silveira, presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência.

A campanha faz parte do Pacto Coletivo pelas Pessoas com Deficiência de Londrina, iniciativa articulada pelo conselho municipal em parceria com a deputada Luísa Canziani (PTB-PR), Prefeitura, vereadores e entidades. A intenção é unir lideranças políticas e sociedade civil organizada por um compromisso pela inclusão nas cidades. A primeira ação do Pacto PCD foi realizada em julho e, desde então, foram abordadas as dificuldades enfrentadas pelos surdos, cegos, pelas pessoas com deficiência física e, agora, será a vez dos autistas. Na sequência das ações, o conselho, em parceria com autoridades e lideranças locais, vai elaborar um documento com todas as dificuldades verificadas e as sugestões com as soluções.

Entre os problemas já encontrados até agora em locais públicos, como o calçadão, terminais urbanos e ruas de grande movimento, está a falta de rampas de acesso aos cadeirantes, ausência de comunicação em braile para os cegos e de piso tátil, além da falta de linguagem escrita para os surdos e de tradutores de libras. “A ideia é compartilhar conhecimento, identificar boas práticas, buscar parcerias para a realização de novos projetos, além de visar a qualificação profissional e a inserção desse público no mercado de trabalho”, afirma a deputada.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.