Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Câmara de Londrina realiza duas audiências públicas durante a semana: uma na 2ª às 19h e outra na 4ª às 9h

A Câmara de Londrina realiza duas audiências públicas em uma semana. A primeira, na segunda-feira (16/12), às 19 horas, vai discutir a cessão de um terreno para a construção da sede do Conselho Tutelar na zona oeste de Londrina e a mudança de zoneamento da área. A segunda, na quarta-feira, às 8 horas, vai tratar de autorização especial para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. Ambos os eventos são Coordenado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação e serão realizados na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal Câmara de Londrina no YouTube. A população pode participar e apresentar sugestões ao projeto de lei durante o evento ou até às 19 horas do dia seguinte, por escrito, no protocolo da Câmara Municipal de Londrina.

Conselho Tutelar

O projeto de autoria do Executivo (PL 142/2019) pretende repassar ao Governo do Estado um terreno de 694 m2, que foi desmembrado de uma praça, e se localiza entre as ruas Serra do Corumbá e Serra do Orucum, no Parque Rodocentro, região oeste de Londrina. O projeto de lei nº, apresentado pelo Executivo, pretende conceder o direito de uso da área, por tempo indeterminado, para o Governo do Estado implantar uma sede do Conselho Tutelar. A construção foi orçada em mais de R$ 500 mil, fora o mobiliário. O investimento foi aprovado pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. O Município deve apresentar uma contrapartida de 5%.

Na justificativa do projeto de lei, a Prefeitura informa que o órgão não tem sede própria na região oeste da cidade e alega que o zoneamento da área não é compatível com a atividade do conselho, por isso, está prevista uma alteração do zoneamento do terreno para Zona Comercial 5 (ZC-5). Pela proposta, as obras devem começar, no máximo, um ano após a publicação da lei e serem concluídas em dois anos a partir do início dos trabalhos. O projeto também solicita a revogação da Lei Municipal n. 11.459/2011 que doou a área em questão ao Governo do Estado para construção da sede própria do Instituto de Criminalística, o que não ocorreu. O presidente da Comissão de Justiça, vereador Jairo Tamura (PL), explica que a audiência pública é a oportunidade dos moradores de Londrina se manifestarem sobre o tema. “É o primeiro passo para receber as sugestões e correções necessárias para que o projeto tenha não só a legalidade, mas a aprovação da população”. Depois da audiência pública, o projeto de lei segue para as comissões temáticas.

Horário do comércio e indústrias

O projeto de autoria do vereador Jamil Janene (PP) (PL 189/2019) altera o artigo do Código de Posturas que trata da autorização especial para funcionamento de comércios, indústrias e prestadores de serviços. A proposta retira a obrigatoriedade da anuência do Sindicato dos Empregados para que o Município conceda autorização especial para antecipação ou prorrogação do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços.

Na justificativa da proposta, o vereador Jamil Janene explica que há a necessidade de ampliação dos horários das empresas devido ao aumento da produção ou em virtude de datas especiais. “A retirada da anuência tornará a autorização menos burocrática, contribuindo com a geração de emprego e renda, uma vez que aumentará a possibilidade de abertura de novos postos de trabalho nos horários ampliados”. Após a audiência pública, o projeto segue para as comissões temáticas da Câmara de Londrina.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.