Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Instalação de uma das maiores empresas de Tecnologia da Informação chamou a atenção do diplomata para os potenciais de Londrina

Ontem (18), o prefeito Marcelo Belinati recebeu a visita do cônsul-geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra, na sede administrativa da Prefeitura de Londrina. A comitiva contou com a presença do representante-geral (Country Head) no Brasil da empresa Tata Consultancy Services (TCS) e responsável pelo Banking, Financial Services & Insurance Business Units na América Latina (BFSI Head), Tushar Parikh, e do diretor do Delivery Center da TCS em Londrina, Parameswaran Ramani.

Durante o encontro, foram apresentados os potenciais que Londrina oferta para a atração de empresas do segmento de Tecnologia da Informação e de Inovação, como o Hub de Inteligência Artificial que o SENAI instalou na cidade, a construção do Tecnocentro – que está sendo feita pela Prefeitura -, a disponibilidade do polo universitário diversificado e qualificado, com mais de 40 mil alunos e pesquisadores; além das mais de duas mil empresas voltadas à Tecnologia da Informação (TI) e 500 startups que se instalaram aqui.

“Temos uma agenda muito corrida, mas pela conversa que tivemos com o prefeito surgiram várias ideias de intercâmbio cultural e de rodadas de negócios. A Índia, graças à TCS, já começou a construção desse caminho com Londrina, mas ainda há muito o que ser explorado. Hoje, as cinco maiores empresas de TI já estão presentes no território brasileiro e oferecem soluções no âmbito privado e para a administração pública. Ficaria feliz em realizar esse intercâmbio para a vinda de novas empresas”, afirmou o cônsul indiano.

Após a apresentação sobre o município de Londrina, Mishra disse que ficou feliz em perceber que Londrina tem um bom ecossistema na área de Tecnologia da Informação e de startups. “Gostaria de, em um futuro muito próximo, poder levar essas startups para conhecerem a Índia e que as indianas viessem conhecer o Brasil e Londrina. Na semana passada, fizemos uma conferência com o governo brasileiro falando sobre o potencial de desenvolvimento conjunto dessa área entre Brasil e a Índia”, lembrou.

O prefeito também apontou que a oportunidade de ter uma sede da TCS instalada no município é extremamente relevante para o crescimento e o desenvolvimento tecnológico local. Isso porque, a TCS é a segunda maior empresa de Tecnologia da Informação (TI) do mundo e está chegando a quase mil empregos diretos em Londrina.

A intenção dos executivos da TCS é construir, aqui, o segundo polo mundial da empresa. “Londrina teve a grata satisfação de receber a TCS e, hoje, a visita do cônsul-geral da Índia. Isso mostra que os olhos do mundo empresarial estão voltados para Londrina: uma cidade que tem potencial para o crescimento tecnológico. São várias ações como o Tecnocentro, a organização do arranjo produtivo local, a instalação de mais de duas mil empresas de tecnologia e o HUB de Inteligência Artificial, que se somam e formam uma condição ímpar para o desenvolvimento de empresas de TI. Pouquíssimas cidades brasileiras têm esse potencial”, acredita Marcelo.

O Country Head da TCS no Brasil também elucidou que a instalação do conglomerado indiano em Londrina foi um dos principais pontos que chamaram a atenção do cônsul-geral para o Município e uma possível atração de novos negócios. “O cônsul-geral quis ver o que a TCS faz em Londrina e qual a prospectiva de outras empresas firmarem parcerias grandes na cidade. Costumamos falar que Londrina é o nosso pilar do futuro crescimento da empresa no Brasil. O ecossistema de inovação de Londrina nos permite trabalhar juntos, o que ajuda bastante o nosso crescimento e de nossos clientes, assim como de todo ecossistema”, ressaltou Parikh.

De agosto de 2018 até o momento, a TCS já contratou mais 850 funcionários em Londrina e conta, atualmente, com mais de 1.200 postos de trabalho no escritório brasileiro. Por representar um dos segmentos mais fortes na Índia, que é a Tecnologia e a Inovação, o fechamento da agenda de visitas oficias do cônsul-geral foi no escritório desta empresa. “Isso para nós é muito importante, porque é uma conexão que a TCS traz para Londrina. A empresa está chegando a mil empregos. Isso faz muita diferença para atrair novos investimentos e negócios para a nossa cidade, porque somos a maior cidade em densidade do Paraná em startups, a 10ª no Brasil e temos diferenciais competitivos. Estamos abertos para novos negócios”, convidou o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Ubiratan.

Após visita ao gabinete do prefeito, a comitiva foi até o monumento que homenageia o líder pacifista indiano Mahtma Gandhi, conhecido mundialmente por reivindicar o fim do colonialismo britânico e a independência da Índia sem o uso da violência. O busto deste líder foi restaurado pela Prefeitura de Londrina, onde foram colocadas as cores da bandeira indiana.

Além de conhecerem esses e outros pontos turísticos da cidade, as autoridades seguiram para a sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), onde fica o Hub de Inteligência Artificial.

Desde 2019, o cônsul-geral da Índia em São Paulo reside e exerce o cargo na capital paulista. Antes disso, ele já representou seu país em Perth (Austrália), no Egito, na Arábia Saudita e no Afeganistão. Mishra é diplomata de carreira desde 2004, fala hindi, inglês e árabe e já ocupou o cargo de subsecretário no Ministério das Relações Exteriores, lidando com as relações Índia-Estados Unidos, entre 2011 e 2014.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.