Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Identidade cultural e a preservação da natureza são os temas que estarão em pauta na próxima segunda-feira, dia 05, no Seminário Cultura & Sustentabilidade, promovido pela Copel para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação do encontro inclui a exibição da produção audiovisual desenvolvida por moradores da Terra Indígena Apucaraninha e outras iniciativas de valorização da cultura Kaingang que têm tomado corpo por meio do Programa VENH KAR, implementado com os recursos da indenização pagos pela Companhia aos Indígenas. O seminário é aberto ao público e tem entrada gratuita, no auditório do SESI Cultura/AML, em frente à Concha Acústica de Londrina, das 14h às 17h.

VENH KAR é o nome dado na língua Kaingang ao programa, que em português é chamado de "Programa gerador de projetos de sustentabilidade socioeconômica, ambiental e cultural". Os projetos têm como missão atuar respeitando a identidade cultural, costumes, tradições e instituições do povo Kaingang. Um dos projetos desenvolvidos junto à comunidade em Apucaraninha é a construção de um Centro de Memória, o que tem oportunizado a recuperação de acervo ligado à temática indígena Kaingang e também a produção de novos conteúdos, como é o caso das filmagens realizadas durante oficinas ministradas por Luís Henrique Mioto, Eduardo Tardeli e Rafael Sosa, que são contratados do programa para o desenvolvimento deste projeto. As produções já resultaram na edição do documentário ~Eg ~In (Nossa Casa), que estreou no ano passado, e o grupo já tem novos materiais que serão trazidos para a tela no seminário desta segunda.

O conteúdo do evento foi pensado a partir do tema global pensado para a data: “Conectando pessoas à natureza”. De acordo com a superintendente de Meio Ambiente da Copel Geração, Luisa Cristina Tischer Nastari, as iniciativas empreendidas por meio do programa têm contribuído para fortalecer a identidade cultural, e este processo tem ligação direta com a sustentabilidade: “As ações na área da cultura incentivam a conservação da diversidade biológica para a presente e para as futuras gerações, de maneira compatível com as aspirações e o modo de vida da comunidade”, explica.

Ainda durante a programação, serão expostos outros projetos desenvolvidos pelo VENH KAR , todos custeados com recursos  do fundo de indenização recebido da  Copel para beneficiar a comunidade Kaingang localizada junto à Usina Hidrelétrica Apucaraninha, a 80 quilômetros de Londrina.

O seminário será encerrado por um debate sobre o consumo consciente nos centros urbanos, em uma mesa redonda com a participação projeto corporativo EcoEficiência e da iniciativa voluntária Consum´Ator, desenvolvida por funcionários da Copel em Curitiba, Ponta Grossa e Maringá. A mediação fica a cargo de Amanda Caroline de Souza, representante do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial em Londrina. Durante o evento, haverá ainda distribuição de mudas de cerejeiras e de amostras de sabão produzido por voluntários a partir de óleo usado.

Asimp/Copel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.