Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em transmissão nas redes sociais, no domingo (11), o prefeito e o secretário municipal de Saúde explicaram o Plano Municipal de Imunização e detalharam a ordem dos grupos prioritários

Com o objetivo de orientar a população sobre o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, realizaram no domingo (11) uma live nas redes sociais. Durante a transmissão, o prefeito explicou que a ordem dos grupos prioritários que receberão a vacina foi definida pelo Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização. “Os municípios devem respeitar a ordem que foi estabelecida pelo governo federal. Se fizerem de forma diferente, estarão furando fila e terão que responder por isso”, ressaltou Marcelo.

Alinhada ao cronograma do Plano, Londrina realiza a imunização do primeiro público-alvo, que é o dos profissionais e trabalhadores da saúde, categorias listadas pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura já conduz, também, a segunda etapa da campanha, que inclui os idosos acima de 60 anos – dentre os quais está sendo vacinada a faixa etária de 65 anos – e as forças de segurança e salvamento.

Na terceira fase, as ações se estenderão às pessoas que tenham entre 18 e 59 anos de idade e possuam comorbidades. Entre as condições listadas, estão: diabetes; doenças pulmonares crônicas graves; hipertensão arterial; doenças do coração; enfermidades cerebrovasculares; doenças renais crônicas; anemia falciforme; obesidade mórbida; síndrome de Down; cirrose hepática; e imunossupressão (pacientes transplantados, com HIV ou câncer).

O cadastramento para a vacinação será liberado em breve para os pacientes com comorbidades. É importante lembrar que esse público-alvo deve passar por consulta médica prévia e apresentar itens que comprovem sua condição, como exames, receitas, relatórios e prescrições.

O quarto e último grupo prioritário abrange professores e trabalhadores da educação (nível fundamental, médio e superior); profissionais da assistência social; pessoas com deficiências permanentes; trabalhadores do transporte rodoviário, aéreo e caminhoneiros; indivíduos em situação de rua; e a população privada de liberdade (acima de 18 anos).

Desde o início da campanha, em 19 de janeiro, Londrina já vacinou 87.168 pessoas com a primeira dose e aplicou 22.651 segundas doses.

O secretário municipal de Saúde frisou que todas as pessoas necessitam da segunda dose para que a imunização seja concluída. “É importante lembrar do prazo para a segunda dose, que está sendo anotado pelos profissionais da saúde nas carteirinhas de vacinação. O intervalo da vacina Coronavac deve ser de 21 a 30 dias, enquanto o da AstraZeneca é de 90 dias. Dentro desse período, é preciso fazer o agendamento para o reforço, que vai assegurar a proteção contra a Covid-19”, afirmou.

As informações completas sobre o Plano Municipal de Imunização estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Saúde, no portal da Prefeitura (clique aqui para acessar). Além disso, quem tiver dúvidas sobre a vacinação pode ligar para o telefone do Disque Coronavírus, 0800-400-1234, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Boletim Covid-19

Durante a transmissão, também foram divulgados os dados atualizados da pandemia de Covid-19 no Paraná e em Londrina.

No total, 380 paranaenses estão à espera de um leito de enfermaria ou de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a Covid-19. No que se refere às macrorregiões do estado, a fila é de 69 pessoas para a macrorregião norte, onde se localiza Londrina; 35 para a macro noroeste (Maringá); 56 para a macro oeste (Cascavel); e 220 para a macro leste (Curitiba).

A ocupação de leitos de UTI de Covid-19 para adultos é de 93% na macro norte; 94% na macro oeste; 95% na macro noroeste; 95% na macro leste; e 94% no Paraná como um todo. Em relação aos leitos de enfermaria de Covid-19 para adultos, o índice é de 69% para a macro leste; 51% para a macro oeste; 66% para a macro noroeste; 83% para macro norte; e 68% para o estado em geral.

Em Londrina, a média móvel de casos apresentou redução de 32,85%, tendo atingido 188,7 novas infecções diárias nos últimos sete dias, contra 281 no período anterior. Ainda assim, o prefeito lembrou a população sobre a importância das medidas de prevenção contra a transmissão do novo coronavírus.

“É essencial que todos nós continuemos a seguir as orientações, como o uso de máscaras de proteção, o distanciamento social e a higienização frequente das mãos com álcool gel. Junto com a vacinação, essas atitudes vão resolver a pandemia”, destacou Marcelo.

Em relação às taxas de ocupação de leitos do município, a enfermaria geral (SUS e privados) está com 54% de seus leitos ocupados. O índice é de 86% para os leitos gerais de UTI para adultos; 69% para os leitos gerais de UTI pediátrica; 79% para leitos de enfermaria Covid-19 do SUS; 98% para UTIs de Covid-19 adultas do SUS; e 29% para UTIs pediátricas de Covid-19 do SUS.

A faixa etária com maior número de casos permanece sendo a de 20 a 39 anos, com 20.352 diagnósticos (42,27% do total) e 34 óbitos (3,14% do total). As pessoas com 60 anos ou mais têm a maior proporção de óbitos, com 875 ocorrências (80,87%) e 7.380 casos (15,33%). O grupo de 40 a 59 anos apresenta 16.088 casos (33,41%) e 173 óbitos (15,99%). O segmento de 0 a 9 anos não registrou óbitos, contabilizando 1.119 casos (2,32%). Também não houve mortes entre os jovens de 10 a 19 anos, entre os quais 3.208 diagnósticos (6,66%) foram registrados.

Entre o último sábado (10) e domingo (11), 120 novos casos de Covid-19 foram diagnosticados na cidade. Desde o início da pandemia, o total é de 48.147. Os pacientes recuperados até o último boletim somam 140, sendo que o acumulado dos últimos doze meses é de 46.433. Os óbitos ocorridos em Londrina já são 1.082, sendo que seis foram contabilizados no levantamento mais recente.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.