Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeito inaugura novo Centro de Educação Infantil na região leste de Londrina

Ontem (28), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, inauguraram o Centro de Educação Infantil Nagib Abudi Filho (CEI), que fica na Avenida Azilé Miguel Abujamra, 170, ao lado do Acquaville Residencial, na região leste de Londrina. A creche foi construída do zero, já está em funcionamento e hoje atende cerca de 50 crianças de zero a 3 anos. O espaço tem capacidade para receber mais de 200 alunos em tempo integral.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, o prédio contempla uma obra moderna, de alto padrão de qualidade. “Se você comparar com escolas particulares, a estrutura aqui é melhor do que a grande maioria das escolas privadas. É de alto padrão, algo que queremos imprimir em todas as escolas. Desde o início da nossa administração, estamos construindo creches e escolas, ampliando e reformando outras unidades, melhorando a merenda escolar e o fornecimento de uniformes, e contratando mais professores. O resultado disso tudo é que o IDEB subiu muito, foi o maior índice alcançado na história da nossa cidade”, disse o prefeito.

A construção do espaço foi necessária, pois aquela região da cidade está apresentando um grande crescimento demográfico, com novos empreendimentos nas proximidades do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com o aumento de moradores, o CEI tornou-se uma das referências para as famílias que residem em seu entorno.

No momento, a matrícula para essa creche está aberta, inclusive para o ano que vem também. “Muitas famílias têm procurado a Central de Vagas, porque elas vêm até aqui e vêem como o prédio é lindo e querem matricular as crianças aqui. Temos muito orgulho do nosso trabalho. Quem mora ou for morar nessa região da cidade tem o privilégio de poder entrar na escola com 6 meses e sair depois da faculdade, porque tem tudo na mesma rua: escola de educação infantil, de ensino fundamental e médio, e universidade”, afirmou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Moraes.

Em um terreno de 3.697,53 m² foi construída a unidade escolar, que mede 1.520,21 m². Ali, foi possível erguer 10 salas de aula; berçário; lactário; fraldário; salas de multiuso; ambientes administrativos, divididos entre salas de direção, supervisão, secretaria e sala para os professores. Também há depósito de materiais, cozinha, refeitório, área de serviços e banheiros adaptados para as crianças e às pessoas com deficiência. Para a obra, foram investidos R$ 3.157.840,49, advindos do cumprimento de obrigação legal para a permissão de construção de loteamentos nessa área da cidade.

Toda a estrutura possibilita o atendimento de crianças de zero a três anos de idade, que estudam do berçário ao C3, sendo a Associação Cristã Evangelizadora Beneficente, a instituição filantrópica conveniada à Prefeitura de Londrina e responsável pela prestação do serviço educacional. “Essa região vem crescendo muito e necessitava de um centro de educação infantil desse porte. Por isso, agradecemos a confiança do prefeito Marcelo Belinati e da secretária Maria Tereza, na valorização dos centros filantrópicos, que têm recebido todo o suporte físico e pedagógico, que garantem o direito da criança à educação e ao atendimento especializado”, afirmou a coordenadora da creche filantrópica, Márcia Regina Casagrande Freitas.

Na região leste, além do Centro de Educação Infantil (CEI) Nagib Abudi Filho, também será inaugurada na segunda-feira (4), a Escola Municipal Roberto Alves Lima Junior. As duas unidades escolares juntas terão capacidade para atender mais de 1.000 alunos, desde o berçário até o 5º ano do ensino fundamental. A escola foi construída por meio de contrapartida da mesma construtora, que viabilizou recursos financeiros para a obra da creche.

Homenagem – A creche é uma homenagem a Nagib Abudi Filho, um descendente de imigrantes libaneses, que atuou no comércio e com o cultivo do café em Londrina. Nagib nasceu em 1938, no interior de São Paulo, vindo a falecer em outubro de 2011, devido à problemas cardíacos. Ele foi responsável por fundar o clube dos Amigos da Terra, a União Democrática Ruralista e, em 2000, a Bolsa de Mercadorias e Futuros de Londrina.

Honorato

Segundo o filho do homenageado, Dimitri Abudi, essa semana faz 10 anos que o sr. Nagib Abudi Filho faleceu. “Essa homenagem é a representação de duas coisas que marcaram a vida dele: o amor por Londrina e pela educação. Meu pai sonhava em ser médico, mas o pai dele morreu quando ele era criança, por isso ele precisou parar de estudar e teve que trabalhar na roça e depois no comércio de café. Mas, conseguiu educar os filhos e passou o sonho dos estudos para nós. Ele sempre estudava. Era um autodidata e, hoje, o amor dele por Londrina e pela educação estão sintetizados aqui”, contou o filho emocionado.

A lei municipal nº 13.137, de 21 de outubro de 2020, que nominou a CEI, foi aprovada no ano passado pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito. “É uma homenagem mais que merecida ao sr. Nagib Abudi. É uma pessoa que sempre defendeu e amou nossa cidade e acima de tudo colocava a educação como prioridade”, afirmou o prefeito Marcelo.

Outras obras

Desde 2017, a administração do prefeito Marcelo Belinati e da secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, entregou quase 10 novas unidades de educação infantil em Londrina, chegando a quase 1.000 novas vagas na educação infantil, pela rede pública municipal.

Foram inauguradas, nesses últimos anos, três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e quatro creches filantrópicas, conhecidos como Centros de Educação de Infantil (CEI). São eles: CMEI Aparecido Norato Claro, com 56 vagas; CMEI Dirce de Almeida Barros Baptista, com 156 vagas; CMEI Maria Inês Vieira dos Santos Lozano, com 108 vagas e as filantrópicas CEI Simeire Rozimar de Camargo e Barbosa, com 94 vagas; CEI Kátia Maria Garcia Montazzolli Killner, com 204 vagas e o CEI Nagib Abudi Filho, com 96 vagas. Juntos, as creches e os Centros Municipais de Educação Infantil oferecem 823 novas vagas para as crianças de Londrina.

Estiveram presentes na inauguração os vereadores Ailton Nantes e Jairo Tamura; os secretários municipais de Governo, Alex Canziani; de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada e de Gestão Pública, Fábio Cavazotti e Silva; além do vice-prefeito, João Mendonça, e o chefe de gabinete, Moacir Sagarioni.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.