Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

População pode se inscrever gratuitamente pela Escola de Governo; ainda há vagas disponíveis

Para ensinar as pessoas a usarem as máscaras de tecido corretamente, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), está promovendo uma oficina gratuita. Até o momento, 1.518 interessados já se inscreveram no curso que é aberto ao público.

O objetivo é ajudar a população a se proteger contra o contágio do novo Coronavírus, que causa a Covid-19. Por isso, a Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da SMRH, convidou as servidoras Luciana Aparecida Bordignon e Fernanda Honorato, para ensinar as técnicas de colocação, retirada, guarda e higienização das máscaras. Dessa maneira, quem participar vai aprender mais sobre a manutenção desse acessório tão importante em tempos de pandemia.

Segundo a diretora da DSO, Liz Dayane Paludeto Rodrigues, o curso segue o preconizado pela NR 06, que regulamenta a obrigatoriedade de o empregador fornecer o treinamento sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos funcionários. Mas, além disso, a oficina vem em um momento primordial para a proteção da saúde da população em geral, dada a pandemia causada pelo coronavírus. “O número de inscritos superou as expectativas da Secretaria de Recursos Humanos. É um curso acessível a toda a população, não somente aos servidores, dada sua abrangência e relevância. O mais importante é ampliarmos o conhecimento, para que todos se cuidem corretamente, pois cada ação de cuidado e prevenção é importante na preservação da saúde de todos”, disse a diretora.

Inscrições

Para suprir toda a demanda, a SMRH abriu novas vagas e permitirá a inscrição de até 5 mil pessoas na oficina “Máscara de Tecido: Uso e Higienização”. A atividade é de curta duração, 100% on-line e gratuita, o que facilita o acesso dos interessados. Durante as aulas, os participantes terão acesso às videoaulas e a duas apostilas. Quem quiser participar precisa se inscrever no site da Escola de Governo, da Prefeitura de Londrina, clicando aqui. O início das aulas é imediato, mas elas devem ser finalizadas até o dia 4 de junho.

Essa ação da DSO vem ao encontro do Decreto n° 457 que, desde 15 de abril, tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante o trabalho em locais fechados, para adentrar no transporte coletivo e em prédios públicos. Isso porque, se utilizado de forma correta, o acessório garante uma proteção eficaz contra o contágio de doenças respiratórias. Além disso, com a manutenção adequado as máscaras tendem a ter uma durabilidade maior.

Regras de uso e dicas

Nas videoaulas e apostilas estão dispostas as regras e algumas dicas de uso das máscaras. Entre elas, é importante que a população saiba que a máscara é de uso individual, portanto, não deve ser compartilhada, nem mesmo entre familiares, mesmo que esteja lavada. O acessório de tecido deve ter duas camadas, pois elas servem como barreira física ao vírus. A máscara deve ser colocada com as mãos limpas, sempre segurando pelas alças ou elásticos, e cobrindo a boca e o nariz.

Além disso,  não se deve ficar tocando na parte externa da máscara, ajustando-a frequentemente, pois é ali que o tecido pode estar contaminado e contaminar as mãos de quem está usando. Por isso sempre que ajustar a máscara, lave as mãos em seguida. Outra informação que não pode ser esquecida é a recomendação do uso das máscaras por, no máximo, 3 horas seguidas ou até que ela fique úmida ou suja. Essas e outras recomendações estão acessíveis no curso oferecido pela DSO

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.