Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

População pode se inscrever gratuitamente pela Escola de Governo; ainda há vagas disponíveis

Para ensinar as pessoas a usarem as máscaras de tecido corretamente, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), está promovendo uma oficina gratuita. Até o momento, 1.518 interessados já se inscreveram no curso que é aberto ao público.

O objetivo é ajudar a população a se proteger contra o contágio do novo Coronavírus, que causa a Covid-19. Por isso, a Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da SMRH, convidou as servidoras Luciana Aparecida Bordignon e Fernanda Honorato, para ensinar as técnicas de colocação, retirada, guarda e higienização das máscaras. Dessa maneira, quem participar vai aprender mais sobre a manutenção desse acessório tão importante em tempos de pandemia.

Segundo a diretora da DSO, Liz Dayane Paludeto Rodrigues, o curso segue o preconizado pela NR 06, que regulamenta a obrigatoriedade de o empregador fornecer o treinamento sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos funcionários. Mas, além disso, a oficina vem em um momento primordial para a proteção da saúde da população em geral, dada a pandemia causada pelo coronavírus. “O número de inscritos superou as expectativas da Secretaria de Recursos Humanos. É um curso acessível a toda a população, não somente aos servidores, dada sua abrangência e relevância. O mais importante é ampliarmos o conhecimento, para que todos se cuidem corretamente, pois cada ação de cuidado e prevenção é importante na preservação da saúde de todos”, disse a diretora.

Inscrições

Para suprir toda a demanda, a SMRH abriu novas vagas e permitirá a inscrição de até 5 mil pessoas na oficina “Máscara de Tecido: Uso e Higienização”. A atividade é de curta duração, 100% on-line e gratuita, o que facilita o acesso dos interessados. Durante as aulas, os participantes terão acesso às videoaulas e a duas apostilas. Quem quiser participar precisa se inscrever no site da Escola de Governo, da Prefeitura de Londrina, clicando aqui. O início das aulas é imediato, mas elas devem ser finalizadas até o dia 4 de junho.

Essa ação da DSO vem ao encontro do Decreto n° 457 que, desde 15 de abril, tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante o trabalho em locais fechados, para adentrar no transporte coletivo e em prédios públicos. Isso porque, se utilizado de forma correta, o acessório garante uma proteção eficaz contra o contágio de doenças respiratórias. Além disso, com a manutenção adequado as máscaras tendem a ter uma durabilidade maior.

Regras de uso e dicas

Nas videoaulas e apostilas estão dispostas as regras e algumas dicas de uso das máscaras. Entre elas, é importante que a população saiba que a máscara é de uso individual, portanto, não deve ser compartilhada, nem mesmo entre familiares, mesmo que esteja lavada. O acessório de tecido deve ter duas camadas, pois elas servem como barreira física ao vírus. A máscara deve ser colocada com as mãos limpas, sempre segurando pelas alças ou elásticos, e cobrindo a boca e o nariz.

Além disso,  não se deve ficar tocando na parte externa da máscara, ajustando-a frequentemente, pois é ali que o tecido pode estar contaminado e contaminar as mãos de quem está usando. Por isso sempre que ajustar a máscara, lave as mãos em seguida. Outra informação que não pode ser esquecida é a recomendação do uso das máscaras por, no máximo, 3 horas seguidas ou até que ela fique úmida ou suja. Essas e outras recomendações estão acessíveis no curso oferecido pela DSO

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios