Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Mulherismo Africana: Aquilombar-se é preciso” será realizado na sexta-feira (13). Em pauta, a emancipação da mulher negra através do resgate ancestral africano

A Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná e a Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial promovem, nesta sexta-feira (13), das 19h30 às 21h30, o debate “Mulherismo Africana: Aquilombar-se é preciso”. Realizado no formato live, o evento abrirá a programação do Mês da Consciência Negra, em uma transmissão pelo perfil de Facebook da Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná (acesse aqui).

A discussão, que será mediada pela psicóloga e integrante da Plenária, Rosane Teodoro, contará com a presença da professora, mestra e doutoranda em filosofia africana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Katiuscia Ribeiro; e da militante antirracista, socióloga e mestra em extensão rural, Sonia Ribeiro.

Em pauta, estará a emancipação da mulher negra através do resgate ancestral africano. A intenção é abordar a necessidade de se fazer uma leitura sobre as desigualdades e a desigualdade de gênero, a partir de narrativas filosóficas africanas. Através dessas narrativas, é possível obter uma compreensão maior sobre o impacto da colonização ocidental na vida do povo africano. Sobre isso, a gestora municipal de Igualdade Racial, Fátima Beraldo, frisou que o debate está alinhado a temas atuais. “A mulher negra é um ser político e está inserida nas questões atuais que permeiam a sociedade brasileira e global. Por isso, essa discussão é bastante relevante e enriquecedora”.

A iniciativa tem apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Londrina (CMPIR), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cambé (CMPIR/Cambé) e do salão de beleza afro, Wana Black Hair.

Plenária de Mulheres Negras

Fundada em Londrina, em 2018, a Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná é um grupo, que visa a emancipação da mulher negra e periférica de Londrina e região, através de reuniões e mobilizações que levam o debate racial a todos os espaços.

A iniciativa acolhe mulheres negras de diversos segmentos sociais e conta com uma diretoria- executiva formada por profissionais das mais diferentes áreas. Segundo a educadora, conselheira tutelar e integrante da Plenária, Alexsandra Coudeiro, o objetivo principal do movimento é lutar pela igualdade racial e de gênero. “Nós lutamos por políticas públicas e pela igualdade de direitos da mulher negra e de suas famílias, assim como militamos na luta antirracista ao lado dos demais movimentos negros”, explicou.

Mês da Consciência Negra

Em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus, a programação do Mês da Consciência Negra será realizada de forma completamente on-line em 2020.  Além da live de sexta-feira (13), também haverá atividades nos dias 20 e 25 de novembro e no dia 5 de dezembro. Mais detalhes serão divulgados em breve.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.