Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O órgão prestou auxílio a técnicos de uma empresa durante a execução das ações do plano de emergência

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio dos agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, auxiliou os técnicos e funcionários de uma empresa comercializadora de gás na tarde de ontem (10), durante a execução de um simulado do Plano de Emergência de combate a incêndio.

Em eventos como este, a Defesa Civil Municipal tem como objetivo avaliar as ações de segurança, diretrizes e protocolos a serem observados em caso de emergência. Em uma situação real, os integrantes da Coordenadoria são os responsáveis por pensar nas medidas que deverão amenizar efeitos colaterais, bem como acionar os demais órgãos de segurança pública, entre outras secretarias.

Foi feita a simulação de um vazamento de gás com princípio de incêndio e duas vítimas. Houve o acionamento do sistema de alarme, acionamento da brigada de emergência, montagem de linha de mangueiras de incêndio, acionamento dos canhões monitores fixos, evacuação de todos os colaboradores, remoção das vítimas, e feito acionamento de sistema de nebulização para resfriamento dos tanques de armazenamento de gás. Ao todo, participaram da ação cerca de 40 brigadistas.

Sandro Rogério de Oliveira, técnico em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da empresa, avaliou a participação da Defesa Civil no simulado. “A Defesa Civil exerce um papel fundamental nas ações de controle de sinistros, socorro à população afetada, atividade de reabilitação dos cenários, isolamento das áreas de risco, controle do trânsito, evacuação da população em risco, entre outras ações. Por isso sempre fazemos questão da participação desse órgão”, reforçou.

Plano de Ação Mútua

As ações desenvolvidas durante o simulado fazem parte do Plano de Ação Mútua (PAM), que é formado por órgãos do governo, empresas e comunidade, para que haja troca de informações a fim de garantir a eficácia em durante o auxílio em caso de uma eventual necessidade, como por exemplo nas situações de acidentes de grandes proporções. O trabalho inicial é feito por brigadistas e demais pessoas capacitadas até a chegada do Corpo de Bombeiros, em caso de incêndio por exemplo. entre outros departamentos. Além da COMPDEC, participaram da ação soldados do Corpo de Bombeiros, representantes do Pool de Combustível entre outros.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.