Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Após coordenar por 25 anos o convênio de cooperação entre a Universidade Meio, do Japão, e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o professor Junji Sumie fez sua última visita oficial à Câmara de Vereadores como chefe de uma delegação da instituição de ensino, localizada em Nago, cidade irmã de Londrina na província de Okinawa. Na terça-feira (10) o professor, um dos idealizadores da parceria acadêmica entre as duas universidades, participou da sessão ordinária acompanhado dos professores Atsushi Sugano, que assumirá a coordenação do convênio, e Munetaka Ganaha, da Universidade San Ignacio de Loyola, no Peru, e professor visitante da Universidade Meio. Convidados pelo vereador Eduardo Tominaga (DEM), representante do Município na Irmandade Londrina-Nago, a comitiva foi recebida pelo presidente do Legislativo, vereador Ailton Nantes (PP).

Na UEL o convênio de cooperação é coordenado pela professora Estela Okabayashi Fuzii, que também dirige o Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ) e participou da cerimônia desta tarde. Ainda esteve presente um grupo de alunos intercambistas e o vereador por seis legislaturas Roberto Kanashiro, um dos responsáveis pela parceria entre as duas instituições, firmada em 1994, durante as festividades dos 90 anos da Imigração Japonesa.

De acordo com dados do NECJ, o programa de intercâmbio com universidades do Japão já permitiu que a UEL recebesse 96 estudantes japoneses e enviasse para o Japão 75 acadêmicos. Além destes, outros mais de 600 estiveram no Brasil, inclusive na UEL, para visitas institucionais. É o caso das alunas do curso intensivo de Língua Portuguesa da Universidade Meio Ririka Fuchaku, Amane Kimura, Makiko Kondo e Yuna Nomura, integrantes da comitiva que visitou a Câmara nesta terça-feira.

Laços de amizade

Em um breve discurso, o professor Junji Sumie lembrou que quatro anos após a celebração do convênio de mobilidade acadêmica com a UEL foi assinado um convênio de cooperação entre Londrina e Nago, em 1998. Uma década depois os laços entre as duas cidades foram ratificados por meio da lei que declarou Nago Cidade Irmã de Londrina (lei nº 10.520/2008). "São iniciativas que permitem a troca de amizade e fortalecem os laços de fraternidade entre as duas cidades", ressaltou Sumie.

Ao falar da importância de todos que colaboraram para a celebração da parceria entre os dois municípios, o vereador Eduardo Tominaga fez um agradecimento especial ao professor Junji Sumie. "Esta visita é muito especial e nos honra muito, por ser sua última visita oficial como chefe de delegação. Deixamos as portas abertas para que volte muitas outras vezes", afirmou Tominaga, lembrando que Junji Sumie é Cidadão Honorário de Londrina, honraria concedida por meio da lei 11.914/2013, de autoria do vereador Roberto Kanashiro e outros 13 vereadores

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.