Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Comitiva é liderada pelo prefeito Marcelo Belinati; objetivo é reforçar a aliança estratégica entre as duas cidades-irmãs e discutir ações conjuntas

Nesta quarta-feira (10), uma comitiva formada por autoridades municipais londrinenses viaja para Foz do Iguaçu, visando reforçar a aliança estratégica entre as duas cidades-irmãs, assim como promover a troca de experiências administrativas.

A iniciativa é uma retribuição à visita feita por representantes iguaçuenses à Prefeitura de Londrina, em agosto deste ano. Na ocasião, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o vice-prefeito Francisco Sampaio, e diversos secretários municipais, participaram da assinatura do protocolo de aliança de Cidades-Irmãs entre os dois municípios paranaenses. Além disso, a delegação aproveitou a oportunidade para conhecer obras e projetos que estão sendo desenvolvidos em Londrina.

De acordo com o secretário municipal de Governo de Londrina, Alex Canziani, a atual gestão tem buscado intensificar as parcerias com outras cidades, tanto estrangeiras quanto brasileiras, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e promover a evolução mútua. “A ideia é consolidar cada vez mais a nossa irmandade, buscando soluções e alternativas, e vendo como uma cidade pode colaborar com a outra. Uma área em que Foz é referência, por exemplo, é o turismo. Por isso, um dos temas que vamos discutir serão formas de promover o desenvolvimento econômico atrelado à atividade turística”, disse.

O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, destacou que o órgão vem debatendo diversos projetos com a administração iguaçuense. “Essa parceria já começou há algum tempo, sendo que várias iniciativas foram discutidas e estão em fase de implementação nos municípios. Nós fornecemos à Prefeitura de Foz do Iguaçu muitas informações sobre ações como a fiscalização de bancos, revisão da planta genérica de valores, metodologia das taxas de coleta de lixo, emissão de certidões e guias, entre outros temas. Portanto, essa colaboração possibilita que tanto Londrina quanto Foz aperfeiçoem muito seus trabalhos na área fazendária”, frisou.

O vice-prefeito, João Mendonça, ressaltou a relevância dos dois municípios, salientando que um maior entrosamento entre ambos pode proporcionar diversos benefícios. “São duas cidades em pleno desenvolvimento. Foz do Iguaçu está situada em uma fronteira importantíssima para o Paraná e para o Brasil, assim como Paraguai e Argentina. Já Londrina tem uma posição de liderança no norte do Paraná, uma região muito rica e também estratégica. Assim, as duas partes têm muitas experiências para compartilhar”, afirmou.

A delegação inclui o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o vice-prefeito, João Mendonça; o presidente da Câmara Municipal, Jairo Tamura; o vereador Matheus Thum; os secretários municipais de Governo, Alex Canziani; e de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez; e o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Defesa Social, Ângelo Matos. Também integram o grupo o Ouvidor-Geral do Município, Alexandre Sanches Vicente; o Controlador-Geral do Município, Newton Tanimura; e os presidentes do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan; da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Luciano Kühl; e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Tadeu Felismino.

A comitiva será recebida em Foz do Iguaçu, às 10h, pelo prefeito Chico Brasileiro; vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio; presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício; e secretários municipais. A recepção será no JL Hotel by Bourbon, no centro da cidade.

Cidades-irmãs

Por meio da irmandade, Londrina e Foz do Iguaçu têm a oportunidade de estreitar laços e trocar conhecimentos nas mais diversas áreas, como tecnologia, inovação, governança, desenvolvimento econômico, turismo, saúde, educação, assistência social e cultura, entre outras. Além disso, as autoridades municipais se comprometem a empregar esforços para trazer o progresso econômico e social para ambas as cidades.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.