Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), esteve, na quarta-feira (25), na Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), para uma reunião com o chefe do Departamento de Políticas para a Pessoa Idosa, Fernando Castellano.

Eles conversaram sobre as parcerias e o trabalho das políticas públicas voltadas para os idosos no Paraná. Uma das reivindicações do deputado foi a implantação de um Centro Intergeracional em Londrina. Segundo a Sejuf, o investimento em um espaço como este é de cerca de R$ 5 milhões.

“São espaços em que idosos e jovens terão atividades culturais, esporte e lazer podendo trocar experiências entre si! Uma espécie de shopping de serviços. A intenção é promover a relação mútua entre as gerações. O conceito de práticas intergeracionais é ainda relativamente novo no Brasil”, disse o deputado Cobra Repórter.

O deputado também conversou sobre a possibilidade de levar para as cidades do norte do estado (como Rolândia e Londrina, por exemplo) o programa Viver Mais Paraná, que tem por objetivo atender o público idoso do Estado. O intuito é construir condomínios onde os beneficiários poderão viver em um local adequado com itens compatíveis às suas necessidades visando uma vida mais saudável e menos solitária.

“O programa poderá ser implementado em todos os municípios paranaenses que possuam população acima de 30 mil habitantes. Os condomínios terão infraestrutura de lazer completa e ainda ambulatório para atendimentos médicos básicos”, explicou o deputado Cobra Repórter.

Os imóveis serão construídos com recursos do tesouro estadual e serão alugados. Os condôminos pagarão 15% de um salário-mínimo e as taxas serão reinvestidas na política habitacional do Estado. As áreas serão doadas pelas prefeituras municipais e/ou adquiridas pela Cohapar.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.