Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual, Cobra Repórter (PSD), apresentou um requerimento esta semana, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), solicitando recursos para promover o desassoreamento do Lago Igapó, cartão postal de Londrina. O requerimento já foi aprovado e é direcionado ao Secretário Estadual do Meio Ambiente, Márcio Nunes.

“Nós temos a informações de que já existe um projeto aprovado pelo Instituto das Águas. Um dos métodos apontados pelo estudo para a limpeza e o desassoreamento do Lago Igapó envolve a utilização de uma draga de sucção e recalque. É uma balsa com motor de sucção, que vai retirando o sólido do fundo do lago e bombeando os resíduos para um local pré-determinado", disse o deputado Cobra Repórter.

A alternativa se mostra economicamente viável por não prever o "esvaziamento" do lago. O material retirado seria mantido às margens do Igapó, e, posteriormente, utilizado em pontos "ambientalmente viáveis", como o aterro do lago 2 e a Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

“Para colocar em prática, tudo vai depender do poder público (prefeitura e Governo do Estado) levantar recursos para executar o que está previsto no estudo. Vamos nos reunir com o secretário estadual do Meio Ambiente para discutir esse assunto já nos próximos dias. Queremos ver nosso cartão postal bem cuidado e sem causar transtornos para a população nos dias de chuva”, afirmou o deputado.

Os alagamentos já viraram rotina na região. A rua Joaquim de Matos Barreto, ao lado do Lago Igapó, já se tornou cenário comum do problema. Moradores afirmam que, se chover 20 minutos sem parar, já alaga. O trânsito fica parado e já teve até situações em que bombeiros tiveram que socorrer pessoas que tentaram atravessar e ficaram “ilhadas”.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.