Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Montagem do palanque começa nesta sexta-feira (6), após o almoço e, no sábado (7), o trânsito na Avenida Leste Oeste, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Mossoró, estará fechado das 7h às 13h

Para comemorar os 197 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura de Londrina realizará neste sábado de feriado, Dia 7 de Setembro, a partir das 9 horas, o tradicional Desfile Cívico-Militar, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste Oeste). Ele deve encerrar por volta das 11h30 e a partir das 12 horas deve ter início o desmonte do palanque e da estrutura necessária para o desfile.

Para que tudo esteja pronto para sábado de manhã, os técnicos da Prefeitura darão início à montagem do palanque do desfile nesta sexta-feira à tarde (6) e contarão com a ajuda dos membros da Guarda Municipal para fazerem rondas no local, até sábado (7).

O desfile acontecerá no trecho compreendido pela Rua São Luiz à Rua Mossoró, que tem cerca de um quilômetro. Para que ele aconteça, o trânsito de veículos estará interditado, das 7h às 13h, na Avenida Leste Oeste, no percurso compreendido entre a rotatória da Avenida Rio Branco até a Rua Mossoró. Cerca de 1,3 quilômetro será interditado para garantir a segurança daqueles que estão desfilando e daqueles que estiverem na concentração, esperando para entrar na avenida. A entrada dos veículos oficiais de entidades e unidades escolares que desfilarão será pela Rua Porto Alegre.

Trânsito

Os motoristas que precisarem passar pela Avenida Leste Oeste poderão utilizar a Rua Porto Alegre ou a Rua Araguaia, que são vias paralelas e estarão liberadas para o tráfego. A população deve atentar também para o fato de que as vias que são transversais à Leste Oeste e que dão acesso à avenida estarão fechadas. Por isso, trechos das Ruas Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luís estarão fechados quando se aproximarem da Avenida Leste Oeste.

Durante todo o trajeto do desfile, haverá mais de 100 pessoas ajudando na sinalização do trânsito e na segurança dos motoristas e pedestres. Serão cerca de 20 agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), 20 policiais militares (PM), e mais de 60 profissionais da Secretaria de Educação, além dos Guardas Municipais (GM).

Além disso, a Secretaria de Educação já organizou o requerimento para instalação de banheiros químicos para a população, serviços de sonorização, poda de árvores para a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) e de pintura e sinalização viária para a Companhia Municipal de Trânsito de Urbanização (CMTU). Esta está reforçando a sinalização viária nos dois sentidos da Avenida Leste Oeste, no trecho entre a Rio Branco e a Guaporé, assim como está pintando o meio-fio de todo o trecho e as faixas de pedestres, as legendas de pare e devagar, as faixas de divisão de pista e linhas contínuas de proibição de estacionamento. A intenção é deixar o espaço o mais agradável e seguro para aqueles que vão desfilar ou trabalhar no local, assim como para a plateia que assistirá.

Público esperado

De acordo com a organizadora da atividade pela Secretaria de Educação, Carla Cordeiro, apesar deste ano ter diminuído um pouco o número de inscritos, estão confirmadas cerca de 4.600 pessoas desfilando na avenida e outras cerca de 10 mil, entre pais, familiares, amigos e a população em geral, devem acompanhar a atividade cívica. Por isso, a expectativa é que aproximadamente 15 mil indivíduos estejam presentes no sábado.

Ordem do desfile

A celebração iniciará pontualmente às 9 horas, com o hino nacional brasileiro e o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina. Ao todo, 55 instituições participarão da atividade cívica.

Os primeiros a desfilar serão os 160 integrantes do Tiro de Guerra de Londrina, os integrantes da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), os voluntários da Força de paz das Nações Unidas, o pelotão e os veículos do 5º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (BPM), da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar do Paraná, 3º Grupamento de Bombeiros e pelas Unidades Especializadas BPRv, BPAMb e BPEC, dos 210 alunos mais a fanfarra do 2º Colégio Militar do Paraná também farão as honras.

Depois deles, a população verá as viaturas das forças policiais citadas, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Londrina (GML), da 10ª Subdivisão de Polícia Civil, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da organização de procura por doações de órgãos e profissionais do Instituto Médico Legal (IML).

No segundo setor do desfile foram contempladas oito instituições que são os integrantes do grupo de Bombeiro Civil Mirim com a fanfarra, Viação Garcia, Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE), Associação da Melhor Idade do Jardim do Sol (AMISOL), Associação Pais Amigos Excepcionais de Londrina (APAE), Sindicato Nacional dos Aposentados, Secretaria Municipal do Idoso e a Legião da Boa Vontade.

No terceiro segmento a desfilar estarão presentes os 60 alunos e a fanfarra da Escola Municipal Carlos Dietz, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, Nara Manela, Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), Grupos de Escoteiros Verde Vale, Ar Órion, Andrômeda, e os 50 estudantes e a fanfarra do Colégio Estadual do Patrimônio Regina.

No último setor foram alocados os integrantes da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), da Guarda Mirim, do Ministério Gideões Mirins e os Gideões Teens, Banda do Colégio Champagnat, Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), Clube dos Aventureiros do Amanhecer, 136º Ordem Demolay, Assembleia Pitágoras da Ordem Arco-Iris e a Associação Alimini Pitágoras nº 4.

Encerrando o desfile estarão os alunos da Academia Madureira de Taekwondo, Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), Associação Cultural Espaço Thalita Cumi, Associação de capoeira Maculelê, Instituto José Gonzaga Vieira, Londrina Bristlebachs Futebol Americano, Movimento Renova Londrina, Cantoni, Jeep Club e, por fim, as comitivas de Cavalgaria.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.