Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A já tradicional comemoração do Dia do Samba por músicos voluntários em Londrina este ano tem uma novidade: a festa começa mais cedo, às 16h, com matinê para as crianças e famílias. Na sequência, às 20h, a roda do Samba Delas e seus convidados completam a celebração, com clássicos do gênero e uma homenagem a Beth Carvalho. A programação acontece neste domingo, 02 de dezembro, no Bar Valentino, e conta ainda com feira de artesanato e o som brasileiro trazido pelos DJs Nate Mônaco, Rei e Fran.

Esta é a 13ª edição da comemoração em Londrina, dando continuidade a uma história iniciada pelo músico Wilsinho Soler, sempre com o objetivo de reunir a comunidade do samba na cidade e de colaborar com a Casa de Apoio Madre Leônia. A instituição, onde a mãe de Soler é voluntária, dá apoio a pacientes que buscam tratamento contra o câncer em Londrina.

A programação da matinê será comandada pelo grupo Tem criança no samba, que irá apresentar aos pequenos convidados mais que especiais, entre eles Seo Nelson, Joaquim Braga, Silvia Borba e Marquinho Gomes. “São mestres do gênero que atuam em nossa cidade, e queremos que as novas gerações conheçam a riqueza de conhecimento que eles têm para compartilhar conosco”, afirma o músico Rafael Rosa. Junto com ele estarão Rakelly Calliari, Rafael Fuca, André Gião e Fábio Farinha, que há oito anos se dedicam a brincar de música popular brasileira com o público infantil. 

Já a roda de samba será puxada pelo projeto Samba Delas, que tem valorizado a participação feminina em um cenário musical tradicionalmente dominado pelos homens. O grupo começou a se articular por iniciativa da cantora e atriz Raquel Palma no feirão da resistência agrária realizado pelo Movimento de Artistas de Rua de Londrina, e está ganhando novas adeptas e outros espaços, com um grupo de estudos periódicos e a recente participação no 1º Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba. A roda também terá convidados, como o cantor Caco Piacenti, do grupo Entre Nós, e cantores que participaram do último “Estação Samba”, promovido pela pesquisadora Juliana Barbosa.

“Pensamos sobre os movimentos que ocorreram este ano na cidade, e acredito que este Dia do Samba representa bem o espírito de uma época”, afirma Juliana, que é organizadora do evento, ao lado de Camila Taari e Rakelly Calliari. 

Dia Do Samba

A origem da data tem mais de uma versão, mas o fato é que não faltam motivos para se comemorar: dia 02 de dezembro marca a gravação do primeiro samba registrado, Pelo Telefone, em 1916. Também é data da publicação de um manifesto resultado do 1º Congresso Nacional do Samba, realizado no Rio de Janeiro em 1962. E, ainda, para os baianos é o dia em que Ary Barroso visitou Salvador pela primeira vez, em 1940. A efeméride é reconhecida pelo poder público em Santos, Salvador e no Rio de Janeiro.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.