Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento que promete movimentar a área central será entre as 7h e 17h, no trecho entre a Rua Sergipe e a Avenida JK

Neste sábado (22), das 7h às 17h, a avenida Higienópolis, na área central de Londrina, estará interditada para o trânsito de veículos no trecho entre a rua Sergipe e a Juscelino Kubitschek. O bloqueio ocorre em função das atividades do Dia Mundial sem Carro, data reservada ao estudo e proposição de formas sustentáveis de transporte, como a bicicleta e o ônibus.

Com exceção do cruzamento com a rua Pio XII, onde será montado um dos palcos do evento, as demais interseções na via permanecerão liberadas. Assim, os condutores poderão atravessar a Higienópolis de um lado para o outro segundo o funcionamento dos semáforos. Ao longo de todo o trecho fechado, agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) atuarão no monitoramento do fluxo e na orientação dos motoristas.

Por conta das atividades, alguns ônibus do transporte público adotarão percursos alternativos para trafegar pelo Centro. As linhas 208 - Jd. Higienópolis, 229 – Gleba Palhano, 301 – Jd. Presidente, 306 – Jd. Universitário e 808 – Jd. Bandeirantes/HU, por exemplo, vão acessar a avenida JK pela rua Sergipe.

Já os coletivos das linhas 209 – Jd. Cláudia, 213 – Shopping Catuaí, 305 – Campus, 307 – Avelino Vieira, 315 – Colúmbia, 800 – Terminal Vivi Xavier/Terminal Acapulco e 806 - Saul Elkind/Terminal Shopping Catuaí descerão a Rua Pernambuco para chegar à rotatória da Higienópolis com a JK. Em todos os casos, o retorno ao Terminal Central se dará pelas ruas Benjamin Constant e Professor João Cândido.

Para evitar transtornos, a orientação da CMTU é que os usuários se programem para as alterações, busquem se informar com os agentes de trânsito presentes no local e antecipem a ida aos pontos de embarque.

Segundo o coordenador de Educação da companhia, Carlos Eduardo Ribeiro, a escolha da Higienópolis para abrigar as festividades do Dia Mundial sem Carro ocorreu justamente pela visibilidade da via. “Trata-se de uma das avenidas mais movimentadas da cidade, então a ideia é justamente chamar a atenção da população. Queremos mostrar que é possível, sim, deixar o carro em casa e se deslocar de outras maneiras”, disse.

Para chamar o público, uma série de atrações foi distribuída nas quadras bloqueadas. Serviços de saúde e cidadania, apresentações artísticas, atividades recreativas, caminhada, pedalada, feira de doação de animais, distribuição de mudas de árvore e exposição de veículos antigos estão entre as ações programadas. Tudo gratuito, para pessoas de todas as idades.

Assessoria da CMTU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.