Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação integrada entre várias secretarias e órgãos iniciou na manhã desta quinta-feira, para atender as demandas da comunidade local

Com cerca de 2.300 moradores, segundo o último censo do IBGE, o distrito de Irerê está recebendo  o mutirão de serviços Cuidando da Cidade, promovido pela Prefeitura de Londrina. A ação integra diversas secretarias e órgãos municipais, que concentram suas atividades na localidade e garantem o atendimento de antigas demandas. O prefeito Marcelo Belinati acompanhou o início das ações, ontem (18), concentradas na praça da Avenida Paraná.

A comunidade poderá conferir as mudanças graças aos serviços municipais realizados, como poda de árvores, capina, limpeza, revitalização de espaços públicos, como a praça da sede do distrito, melhorias no asfalto das vias, entre outras ações. Também irá receber orientações sobre cuidados com a saúde, informações sobre endemias e vetores, entre outros assuntos.

O prefeito Marcelo Belinati enfatizou que os distritos, conjuntos e bairros de Londrina ficaram sem a manutenção adequada por muitos anos e por isso apresentam diversas demandas. “Com os mutirões nós estamos tentando resgatar todos estes anos que ficaram sem manutenção, executando a poda e erradicação de árvores, desentupimento de bueiros, serviço de tapa-buracos, recomposição do asfalto, iluminação em LED, entre outras melhorias. A Prefeitura voltou a cuidar da cidade como deveria. Estamos realizando um grande trabalho de reconstrução da cidade, para deixar Londrina com mais qualidade de vida. Pretendemos levar estes mutirões para todos os distritos, conjuntos e bairros que precisam, além de continuarmos com as manutenções necessárias”, disse.

O prefeito também lembrou que outra a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Irerê, que funcionava quatro dias por semana até meio dia, passou a atender de segunda a sexta-feira, até as 15 horas, durante a sua gestão, a fim de atender as demanda da comunidade. Com relação a outro pedido dos moradores locais, que é a construção de uma capela mortuária, o prefeito contou que já foi feito um projeto para que isso seja viabilizado.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, apontou que, além de Irerê, o mutirão continua sendo executado no União da Vitória, desde o dia 5 de julho, devido a grande extensão do bairro e, a partir do dia 8 de agosto, a iniciativa será executada no Cafezal. “Este também é um bairro grande, possui praças que precisam ser revitalizadas, necessita de reparos no asfalto, melhorias na  iluminação, entre outras demandas”, afirmou.

Dentre os serviços municipais que estão sendo feitos em Irerê, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) executa a operação Tapa-Buracos, bem como recape e reperfilagem asfáltica nos locais onde o asfalto está deteriorado. A programação inclui reparos e nivelamento dos chamados “borrachudos”, afundamentos ou saliências que provocam deformidades na pista e que são causados pelo tráfego de veículos pesados.

Equipes da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) participam do mutirão Cuidando da Cidade realizando a poda, erradicação, e plantio de cerca de 40 árvores, de diversas espécies, atendendo principalmente os pontos onde há registros de solicitações feitas pelos moradores à SEMA. Também estão sendo doadas mudas para a comunidade plantar em suas residências.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) leva para Irerê o programa Bota Fora, Jogue Limpo com sua Cidade, com o recolhimento porta a porta de materiais inservíveis. Também deve atender a praça de Irerê com o Programa de Revitalização de Praças e Espaços Públicos, que já atingiu a marca de 82 áreas percorridas em Londrina. O cronograma de serviços inclui capina e roçagem do mato, pintura e recuperação do mobiliário, como bancos, e dos meios-fios.

Antecipadamente, houve o desentupimento de bueiros no distrito, então as equipes ficarão concentradas em atender estas e outras solicitações da comunidade, como limpeza de canteiros, roçagem de terrenos públicos, reforço na sinalização viária, horizontal e vertical, pintura de pontos de ônibus e troca de lixeiras estragadas.

A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) também participa desta edição do mutirão. Será realizada a revitalização e pintura da quadra poliesportiva, com substituição da tabela de basquete, da rede de voleibol e das traves de futsal.

Iluminação

A Sercomtel Iluminação vai participar ativamente do mutirão da Prefeitura. Duas equipes serão mantidas permanentemente na localidade para substituir 70 pontos de iluminação pública, que hoje utilizam lâmpadas de sódio, por LED, mais econômicas, eficientes, duráveis e modernas. Serão feitos serviços na Avenida Paraná, a principal via de Irerê, em torno do terminal de ônibus e também na praça. Os trabalhos deverão ser concluídos em cerca de dez dias, dependendo das condições meteorológicas.

Saúde

Durante o mutirão, a Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer diversos serviços para a comunidade, no salão paroquial do distrito. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Irerê vai promover orientações sobre alimentação, com nutricionistas, de exercícios físicos, com fisioterapeutas, e realizar aferição da pressão arterial.

A equipe odontológica dará informações relacionadas a Saúde Bucal, forma correta de escovação e uso do fio dental. A equipe de Endemias também estará presente, incentivando a comunidade a combater ao Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.